"Guerra ao Terror" ou "guerra ao terrorismo" são expressões criadas pelo presidente estadunidense George W. Bush para nomear algumas medidas tomadas durante seu mandato. Quais medidas foram essas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
qualquer país ou movimento considerado contrário ou ameaça aos interesses dos EUA podia ser atacado, de forma unilateral,países com potencial para práticas consideradas terroristas (por exemplo, células/grupos terroristas) ou países considerados inimigos pelas posições políticas opostas aos Estados Unidos (Coreia do Norte, Irã, Síria, etc.).
Explicação:
A "Guerra ao Terror" de Bush consistiu em medidas no plano interno como criação de instrumentos legais para promover espionagem, anulação de garantias constitucionais, de liberdades individuais e de direitos humanos. Essa doutrina priorizava a guerra preventiva e combate ao terrorismo.
"Guerra ao Terror"
Essa "Guerra" não era direcionada a um país, era uma ideologia e doutrina que era pautada no combate ao terrorismo. As Guerras do Afeganistão e do Iraque foram declaradas dentro desse contexto. Essa doutrina teve início na primeira década do século XXI.
No plano interno, sua característica era o controle da população e no plano externo, foi caracterizado por uma ação agressiva e violenta em relação aos países do "eixo do mal" (Irã, Iraque e Coreia do Norte).
Essas medidas foram tomadas de forma unilateral pelos Estados Unidos, não tendo aprovação da ONU. A invasão do Iraque, por exemplo, foi feito com alegação da existência de armas de destruição em massa, sendo que isso nunca foi comprovado.
A Insurgência Talibã, destruição de países, instabilidade política, xenofobia, racismo e guerras são algumas consequências dessa doutrina. Essas medidas foram criticadas tanto internamente como por agências internacionais.
Leia sobre o Afeganistão: https://brainly.com.br/tarefa/47420476
#SPJ2