História, perguntado por myllene70, 10 meses atrás

"Guerra ao Terror" ou "guerra ao terrorismo" são expressões criadas pelo presidente estadunidense George W. Bush para nomear algumas medidas tomadas durante seu mandato. Quais medidas foram essas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por emillynunus
8

Resposta:

qualquer país ou movimento considerado contrário ou ameaça aos interesses dos EUA podia ser atacado, de forma unilateral,países com potencial para práticas consideradas terroristas (por exemplo, células/grupos terroristas) ou países considerados inimigos pelas posições políticas opostas aos Estados Unidos (Coreia do Norte, Irã, Síria, etc.).

Explicação:

Respondido por Guimasf
1

A "Guerra ao Terror" de Bush consistiu em medidas no plano interno como criação de instrumentos legais para promover espionagem, anulação de garantias constitucionais, de liberdades individuais e de direitos humanos. Essa doutrina priorizava a guerra preventiva e combate ao terrorismo.

"Guerra ao Terror"

Essa "Guerra" não era direcionada a um país, era uma ideologia e doutrina que era pautada no combate ao terrorismo. As Guerras do Afeganistão e do Iraque foram declaradas dentro desse contexto. Essa doutrina teve início na primeira década do século XXI.

No plano interno, sua característica era o controle da população e no plano externo, foi caracterizado por uma ação agressiva e violenta em relação aos países do "eixo do mal" (Irã, Iraque e Coreia do Norte).

Essas medidas foram tomadas de forma unilateral pelos Estados Unidos, não tendo aprovação da ONU. A invasão do Iraque, por exemplo, foi feito com alegação da existência de armas de destruição em massa, sendo que isso nunca foi comprovado.

A Insurgência Talibã, destruição de países, instabilidade política, xenofobia, racismo e guerras são algumas consequências dessa doutrina. Essas medidas foram criticadas tanto internamente como por agências internacionais.

Leia sobre o Afeganistão: https://brainly.com.br/tarefa/47420476

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes