GUARDAR
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que de um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.
Antonio Cícero
Antonio Cicero Correia Lima, nasceu no Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1945 é compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor brasileiro. Em 10 de agosto de 2017 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
Texto II
Guardar
Significado de Guardar
Verbo transitivo direto e bitransitivo Vigiar para defender, salvaguardar: guardar um ponto estratégico; guardar os limites de um terreno
I. Podemos afirmar que no verso 1, na primeira linha do poema, a palavra guardar está sendo usada com o mesmo significado do dicionário.
II. No texto I, do escritor Antônio Cícero, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor, sobre o significado da palavra guardar e seus usos.
III. No texto II, a função desse texto é informar sobre os significados da palavra guardar por meio de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a definição de guardar presente nos textos estão corretas as afirmativas I e III.
Compreendendo os textos
No texto um é possível observar que o autor descreve sobre o sentido de "guardar", em que segundo este, seu significado está atrelado ao sentido de preservar, mas também de garantir e se possível proteger, mas sem deixar que se tenha liberdade.
E para isso, o autor se utiliza de uma linguagem poética, em que faz relação com o voo de um pássaro, o que torna a sentença II incorreta.
Enquanto que no texto 2 nota-se um sentido objetivo atribuído ao verbo "guardar", apresentando seu significado de forma denotativa, assim como observa-se na afirmação III.
Leia mais sobre a definição de guardar em: https://brainly.com.br/tarefa/20534312
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás