ENEM, perguntado por deiivvidcarrdoso, 5 meses atrás

> ROGERIO AUGUSTO

CONTO DA MENTIRA

Questao 1- identifique a ordem dos acontecimentos no conto: ( )Felipe utiliza a criação de história como ferramenta profissional ( ) o pai do garoto alerta quanto às consequencia do ato de mentir ( ) felipe deixa ganhar a... ( )felipe conta inumerais mentiras em casa. A sequencia correta e: A)1,2,3,4. B)4,2,3,1. C)4,3,1,2. D)2,1,4,3.

Questao 2: - oque motivou Felipe a reduzir as suas mentiras ?

Questao 3: - releia: "Voltou a criar historias. Agora ,sem culpa e sem medo." Explique por que, agora, Felipe nao sente culpado e com medo de contar mentiras:

Questao 4: - justifique o emprego das aspas no conto: Questao

5: - indentifique os referentes das palavras sublinhadas: A)"A mae tentava assusta-lo [...]". B)"Felipe ria na cara dela [...]". C)A moça quer falar com voce no telefonepra combinar a entrega da bicicleta.". D)" ate que um dia deixou de conta-las".

Questao 6: - percebe-se traço da informalidade em: A) "Quem esta mentindo e voçe! Nao existe ninguem de madeira!". B)"entao, aconteceu oque seu pai alertara.". C)"continuou preparando o jantar em silencio.". D)"E historia de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta por que mentia...".​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

✏1. A sequência correta é:

b) (✅) 4,2,3,1

✏2. Ele deixou de ganhar a bicicleta por ter o costume de mentir, já que sua mãe pensou ser mais uma de suas brincadeiras.

✏3. Porque inventar histórias faz parte do seu trabalho .

✏4. As aspas foram usadas para a introdução das falas dos personagens.

✏5.

a) Felipe.

b) Mãe.

c) Apresentadora do programa de TV.

d) As mentiras de Felipe.

✏6.

Alternativa a).

Explicação:

▫O texto O conto da mentira fala sobre o garoto Felipe, que tinha o hábito de contar mentiras e, que ao deixar de ganhar prêmio do programa de televisão começa a reduzir suas mentiras, até que um dia para de contá-las, depois de adultos voltas a criar histórias, dessa vez para o seu trabalho de escritor.

Perguntas interessantes