Geografia, perguntado por francyannefariasdasi, 1 ano atrás

Grupos de pessoas que migraram de outras Unidades da Federação

Soluções para a tarefa

Respondido por jhonatvbsp3qs2d
16

Resposta:

O fluxo migratório no Brasil está mudando. Enquanto durante décadas o Sudeste foi o principal destino dos imigrantes, atualmente é o Centro-Oeste a região que mais os recebe. Segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje (15), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2009, o Centro-Oeste é a região que possui o maior saldo migratório do país.... - Veja mais em centro-oeste-e-a-regiao-que-mais-retem-imigrantes-aponta-

Entre 2004 e 2009, o Centro-Oeste recebeu 418 mil imigrantes, enquanto 281 mil emigraram. Isso gerou um saldo migratório de 137 mil pessoas. No Mato Grosso, por exemplo, 17% dos imigrantes vieram do Paraná, 12% de São Paulo e 12% de Rondônia – um possível reflexo dos fluxos gerados durante a expansão da fronteira agrícola, segundo aponta a análise do instituto. Embora detentora do maior saldo migratório do país, a região Centro-Oeste acompanha a tendência nacional e apresenta uma queda progressiva no número absoluto de imigrantes nos últimos 15 anos. Em 2000, a região recebera 625 mil imigrantes nos cinco anos anteriores. Em 2004 e 2009, o número cai para 534 mil e 418 mil,

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, a região que possui o segundo maior saldo migratório do país é o Sul, com 98 mil. Nesta região vem acontecendo um processo também percebido com intensidade no Nordeste: o retorno daqueles que emigraram no passado. No Rio Grande do Sul, entre 1995 e 2000, 39,2% dos novos imigrantes eram, na verdade, gaúchos que haviam deixado o Estado anteriormente. No Paraná, a proporção dos imigrantes de retorno ultrapassou os 37% no mesmo período. Já no Nordeste, à exceção do Rio Grande do Norte e de Sergipe, os índices foram superiores a 40% em todos os demais Estados. Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso e Distrito Federal foram as únicas unidades

Anexos:
Respondido por marcelopedraz
0

Os migrantes que se deslocam dentro das fronteiras de seu país são chamados de migrantes internos, ou seja, pessoas que buscam uma nova residência temporária ou permanente, independentemente dos motivos para fazê-lo.

Os diferentes processos migratórios

A migração é definida como o processo geral de pessoas ou animais que se deslocam de um lugar para outro.

Existem muitos tipos diferentes de migração, incluindo migração interna e externa, saldo migratório, imigração e emigração. Em geral, a migração ocorre sazonalmente, mas os movimentos também podem ser permanentes com os tipos mais específicos de migração.

  • A migração interna refere-se ao movimento de pessoas dentro de uma região de um país ou região de um lugar para outro;
  • A migração externa refere-se ao movimento de pessoas para outras regiões ou países de um local de origem;
  • A imigração e a emigração envolvem o movimento permanente de pessoas de um país ou região para outro. São formas de migração externa.

Por exemplo, uma família que se mudasse do Brasil para outro país estaria emigrando (deixando) do Brasil e imigrando (entrando) para outro local.

O saldo migratório, também chamado de migração bruta, também chamada de migração líquida, é o número total de pessoas que entram ou saem de uma região durante um determinado período de tempo.

Muitos fatores afetam a migração, o que significa que as taxas de movimento variam em diferentes áreas do globo. Dois outros tipos importantes de migração também existem como forma de migração interna; estes são afetados por fatores como economia, política e demografia regional.

Saiba mais sobre migrações em:

https://brainly.com.br/tarefa/26549101

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes