GRUPO III
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, defenda um pontonss vista pessoal sobre a literatura como fonte de enriquecimento cultural e simultaneamente como agente de transformação social.
Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mínimo, a dois argumentos e ilustre
Soluções para a tarefa
LITERATURA
Enriquecimento cultural e agente de transformação social
“Uma grande montanha azul invisível até hoje aos homens ergue-se a Ocidente; quando o Sol a toca, sua reverberação banha o cristal do céu e anila-o”. Esse é um trecho da fala do físico Eliézer de Silo, personagem do livro “A Relíquia” de Eça de Queirós, na qual ele explica a concepção que se tinha no Oriente sobre o céu e o motivo dele ser azul.
Atualmente, sabe-se que a cor azul do céu é resultado de uma interação dos raios solares e as moléculas da atmosfera e, por isso, o leitor fica intrigado com tais explicações, pertencentes a um outro tempo, a uma outra cultura, tão diferente da sua que parece de outro planeta. Ele só pôde conhecê-la graças à riqueza de detalhes com que o autor concebeu a obra.
A literatura amplia os horizontes, apresenta modos diferentes de viver, se divertir e amar. Basta comparar os livros “Dom Casmurro”, “Madame Bovary” e “Ana Karênina”, um brasileiro, um francês e o outro russo. Os três livros falam de mulheres que chocaram a sociedade ao transpor as regras e cometer adultério (em Dom Casmurro há dúvidas se realmente aconteceu).
Embora abordem o mesmo assunto, o adultério, o modo como a trama é conduzida, as reações, as consequências, as atitudes e os pensamentos das personagens são diferentes e instigam reflexões igualmente distintas.
Além dessa função de enriquecimento cultural, a literatura também é instrumento de transformação social. O Iluminismo é prova disso, uma nova forma de pensar política, sociedade e economia difundida através de livros que circularam mundo afora e instigaram muitas revoluções em prol de liberdade, igualdade e fraternidade. Portanto, a literatura jamais deveria ser menosprezada.