História, perguntado por vitoriahsilvah48, 9 meses atrás

gripe espanhola relacionando com a revolução industrial e o período pós guerra​

Soluções para a tarefa

Respondido por jullyanekemilly
1

Resposta:

Durante a Primeira Guerra Mundial, em meados de agosto e início de setembro de 1918, algumas pequenas notícias sobre um estranho mal começaram a aparecer nos jornais da capital federal, sem contudo despertar grande atenção das autoridades públicas e da população em geral. Desde o mês de maio, a Europa e a África eram assoladas por uma doença epidêmica, cujo diagnóstico era incerto. Inicialmente, ela acabou sendo confundida com diversas outras doenças, tais como cólera, dengue e tifo. Somente no final do mês de junho, vinda de Londres, obteve-se a informação de que se tratava de gripe ou influenza, e que já teria se alastrado por vários pontos da Europa. Percorreria o mundo em oito meses, matando entre cinqüenta e cem milhões de pessoas e tornando-se o maior enigma da medicina.2

A alcunha de espanhola provinha do fato de que em terras da Espanha não se fazia segredo dos estragos feitos pela epidemia, ao contrário de muitos países que buscaram suavizar o impacto do mal reinante sobre suas sociedades (Kolata, 2002; D'Avila, 1993). A explicação para a imputação do nome espanhola tem raízes políticas, devendo-se também à posição de neutralidade da Espanha durante a Primeira Guerra Mundial, assim como às demonstrações de simpatia por parte de uma facção do governo espanhol pelos alemães, fazendo com que a alcunha atribuída à moléstia – espanhola – ganhasse mais amplitude política, principalmente por iniciativa da Inglaterra (D'Ávila, 1993). A idéia de 'esconder' a doença foi sustentada no início da epidemia por instituições de prestígio, como a Royal Academy of Medicine de Londres. Mas, em meados de setembro de 1918, poucos ainda acreditavam em sua suposta origem espanhola.

Respondido por anakarolinacomk
1

Resposta:

Sim

Explicação:

As estimativas do número de mortos em todo o mundo durante a

pandemia de gripe em 1918-1919 variam entre 20 e 40 milhões. Para você ter

uma ideia nem os combates da primeira Grande Guerra Mundial mataram tanto.

Cerca de 9 milhões e 200 mil pessoas morreram nos campos de batalha da

Primeira Grande Guerra.

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

espero ter ajudado ·ω·

Perguntas interessantes