– “Gregos, Macedônios e Persas: na disputa por territórios quem ganhou foi a Cultura.”A Grécia, após um período de prosperidade e predomínio sobre a região, enfrentava conflitos internos,o que a tornou vulnerável. A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas (Atenas eEsparta), oportunizou o restabelecimento dos persas sobre os territórios da Ásia Menor5, então dominadospelos gregos. Esse contexto também permitiu que o rei Filipe II, com seu filho Alexandre III6, desse inícioao seu projeto de ampliação das fronteiras da Macedônia. Vencedor, na Batalha da Queronéia7, em 338A.C., o rei Filipe II buscou aliados entre os povos conquistados, solicitando impostos e o direito de serreconhecido também como um grego, aproveitando para anunciar que iria seguir contra o Império Persae recuperar a Ásia Menor. Nessa ocasião, Alexandre III tinha apenas 18 anos de idade e já era o líder dobatalhão que venceu Tebas8. Dois anos depois, o rei Filipe II foi assassinado e seu filho assumiu o trono.Para manter a ordem e o poder, Alexandre III foi duro com quem questionou o seu direito e seguiu osplanos do seu pai, enfrentando por 10 anos os persas e se saindo vencedor.O Império Aquemênida (550 a 330 A.C.), ou Império Persa, era governado em 20 unidades que deveriamse reportar ao rei, e por ser composto por diferentes povos tinha um método de organização quedepois seria aproveitado por Alexandre Magno. Desde Ciro, ao se dominar um povo, negociava-se o respeito e a tolerância cultural/religiosa pela aliança e pelos impostos. Outra estratégia era facilitar acomunicação, com a construção de estradas e um ágil sistema de correios, que também facilitaram ocomércio. Nesse último aspecto a unificação da moeda foi uma importante estratégia de Dário I (550A.C. a 486 A.C.), que criou a dárico9. Por toda essa dimensão, a conquista da Macedônia sobre essepovo foi extraordinária.Depois de incorporar o domínio persa, Alexandre III seguiu para a Índia, mas teve que recuar, respeitandoas limitações do seu exército. Na sequência, Alexandre acabou morrendo e não pode expandir aindamais suas fronteiras como desejava. O seu Império se desmanchou na disputa sucessória, mas seusfeitos foram mantidos através das lendas que se espalharam na Ásia, África e Europa, e nas letras demúsicas, nos filmes e nas animações, que mesmo na Era Contemporânea continuam sendo feitos. Entreos legados do Império Macedônico está a cultura helenística, que surgiu do estímulo à diversidadecultural e do patrocínio de estudos10 sobre territórios e culturas anexadas.Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
olhe a foto !!!
por favor me ajude o mais rápido !!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.o texto fala sobre a dominação do territorio grego e persa pelo Alexandre III,formando o imperio e a cultura helenistica.
2.Que os gregis,os persas e macedonios disputavam o mesmo territorio,a guerra do peloponeso,o aproveitamento do momento de fraqueza dos gregos para a sua dominação, o Rei Alexandre III com a sua sucessão ,formação do império macedonico e a da cultura helenistica.
3.Eles disputavam o mesmo território ,mas não a mesma cultura até o periodo helenístico.
4.Alexandre o grande,criou de certo modo a cultura helenistica e foi um grande imperador.
5 .viraram apenas um ,devido a dominaçao macedonica.
Sobre gregos, macedônios e persas:
1. O texto trata sobre a ascensão dos macedônios, por meio de Felipe II e Alexandre Magno (Alexandre, o Grande).
2. As principais informações são:
- declínio grego pela Guerra do Peloponeso;
- dominação persa na Grécia;
- ascensão e conquistas da Macedônia;
- legado de Alexandre III.
3. A relação entre gregos, macedônios e persas são as disputas territoriais.
4. Alexandre Magno foi um dos maiores comandantes militares da história, dominando grande território e morrendo invicto aos 32 anos. Suas conquistas territoriais envolvem a Ásia e a África, além da difusão cultural helenística.
5. Alexandre era um governante prático que entendia as barreiras de reinar sobre povos com culturas tão diferentes. Além de suas destrezas como comandante militar, suas campanhas multiplicaram os contatos e o comércio entre Ocidente e Oriente, com vastas áreas orientais expostas à influência da civilização grega. Algumas cidades que ele estabeleceu se tornariam extraordinários centros culturais, com muitas delas subsistindo até o século XXI.
Alexandre Magno
Alexandre, O Grande foi um homem muito diferente do seu tempo. Foi educado por um dos maiores filósofos da história, Aristóteles, e criou um dos maiores impérios do mundo antigo antes dos 30 anos. Morreu invicto em batalhas e foi considerado um dos comandantes militares mais bem-sucedidos da história.
Para mais informações sobre Alexandre, o Grande, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/32157555
#SPJ5