ENEM, perguntado por TaynaraIasmi6249, 5 meses atrás

Gregório de Matos - Poeta brasileiro Por Dilva Frazão Biografia de Gregório de Matos Gregório de Matos (1636-1695) foi o maior poeta do Barroco brasileiro. Desenvolveu uma poesia amorosa e religiosa, mas se destacou por sua poesia satírica, constituindo uma critica a sociedade da época, recebendo o apelido de "Boca do Inferno". Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador, então capital do Brasil, na Bahia, no dia 23 de dezembro de 1636. Filho de pai português e de mãe brasileira foi criado no meio de uma família rica e influente de senhores de engenho. Foi aluno do Colégio da Companhia de Jesus onde estudou Humanidades. Formação em Portugal Ao terminar o curso em 1652, Gregório de Matos seguiu para Portugal. Em 1653 ingressou na Universidade de Coimbra, onde cursou Direito. Depois de formado exerceu o cargo de curador de órfãos e de juiz de Alcácer do Sal, no Alentejo. Nessa época escreveu seus primeiros poemas satíricos. Em 1678 ficou viúvo e recorreu ao arcebispo da Bahia para voltar ao Brasil. Apelido "Boca do Inferno" Em 1681, Gregório de Matos estava de volta a Salvador como procurador da cidade, junto à Corte portuguesa. Levava uma vida boêmia e escrevia versos e sátiras gozando de todos, sem poupar as autoridades civis e eclesiásticas da Bahia, recebendo o apedido de "Boca do inferno". Embora Gregório não fosse padre, o arcebispo D. Gaspar Barata fez dele vigário-geral da Bahia a fim de ocupar o cargo de tesoureiro-mor da Sé, uma forma de dar maior compostura ao bacharel Gregório, já que sua língua virulenta criava terríveis inimigos. Com a morte de D. Gaspar, em 1686, e por se negar a receber ordens sacras, e de vestir o hábito, Gregório de Matos perdeu o cargo de tesoureiro-mor e voltou a exercer a advocacia. Casou-se então com Maria dos Povos, com quem teve um filho. Em 1694, por suas críticas às autoridades da Bahia, acabou sendo deportado para Angola. Em Angola, Gregório de Matos tornou-se conselheiro do governo, e como recompensa por serviços prestados, obteve autorização para voltar ao Brasil, não.


LFAW1000: 1c 2 d
sanchesbelly: certinho

Soluções para a tarefa

Respondido por kesialouisebr
5

Resposta:

1- c) Porque sua poesia era cheia de sátira, ou seja, uma poesia de crítica cheia de sarcasmo e ironias em relação à sociedade da época.

2- d) no sentido literal, de usar as vestes do padre.

Respondido por larissamagrani
1

A literatura barroca no Brasil e no mundo é um estilo literário que perpassou a arte, a arquitetura, a pintura e várias outras manifestações sociais (1-C, 2-D).

Tem como característica uma linguagem bastante formal, robusta, detalhada, sensuais e paradoxais.

A literatura Barroca utilizada de cultismo e conceptismo, ou seja, formalismo dos léxicos e trabalha com concepções filosóficas, teológicas e acadêmicas.

O Barroco (ou Seiscentismo) no Brasil teve sucesso através dos padres jesuítas, tendo como precursor Aleijadinho. Além dele, há: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador  e Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.

O Barroco português teve como autor principal o Padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/413570

Anexos:
Perguntas interessantes