Gregor Mendel, o primeiro a pesquisar tópicos relacionados com esse assunto. De onde ele veio? O que ele estudou e porquê escolheu esse ser vivo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gregor Johann Mendel (1822-1884) foi um monge agostiniano bastante conhecido por seus trabalhos envolvendo ervilhas. Reconhecido atualmente como fundador da genética, Mendel conseguiu elucidar como as características eram transmitidas dos pais para os filhos em um momento em que não se tinha conhecimento sobre a divisão celular e tampouco a estrutura do DNA. Infelizmente Mendel não teve seu trabalho reconhecido em vida, mas, sem dúvidas, seus resultados foram essenciais para o desenvolvimento da genética.
As leis de Mendel
No mosteiro onde vivia, Mendel realizou seus famosos estudos com ervilhas, os quais demoraram cerca de sete anos para serem concluídos.
Nos seus trabalhos, o pesquisador analisou sete características da planta: forma da semente, cor da semente, forma da vagem, cor da vagem, altura da planta, cor da flor, e posição da flor na planta. Mendel realizou cruzamentos e analisou os descendentes de maneira muito cuidadosa e seguindo critérios científicos. Também analisou matematicamente seus resultados, em uma época em que essa associação entre matemática e biologia não era comum.
Em sua época, não se tinha conhecimento de processos como meiose e mitose, DNA e cromossomos, e ele, no entanto, foi capaz de compreender que existiam fatores que garantiam a hereditariedade, mesmo sem conhecer tais processos. Mendel publicou seus trabalhos no ano de 1865, porém eles não foram imediatamente reconhecidos.
Inicialmente ele realizou cruzamentos com ervilhas analisando apenas uma característica. Essa análise levou à formulação da atualmente conhecida primeira lei de Mendel. Posteriormente, ele analisou mais de uma característica em cada cruzamento, sendo essa análise responsável pela sua segunda lei. Veja, a seguir, o enunciado de cada uma dessas proposições:
• Primeira lei de Mendel ou Lei da
Segregação dos Fatores: cada caráter
é determinado por um par de fatores
que se segrega na formação dos
gametas, nos quais ocorrem em dose
simples.
• Segunda lei de Mendel ou Lei da
Segregação Independente: os fatores
que determinam diferentes caracteres
distribuem-se independentemente
para os gametas e combinam-se ao
acaso.
Espero ter ajudado