Gregor Mendel foi um famoso biólogo austríaco conhecido como pai da genética e que, por meio de experiências, criou as chamadas Leis da hereditariedade, atualmente conhecidas como Leis de Mendel. Para criar essa teoria, Mendel fez a experiência de cruzar espécies de ervilhas diferentes e analisar matematicamente os resultados desses cruzamentos durante anos. A partir dos resultados, propôs a existência de características (como a cor) que são passadas entre as gerações de plantas cruzadas e concluiu que isso acontecia devido à existência de unidades que eram repassadas hereditariamente, atualmente denominados como genes. Nesse contexto, o que levou Mendel a obter resultados positivos em sua experiência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mendel, ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que se chama de ciência, pois ele aplicou um método minucioso, no qual ele controlou os fenômenos e analisou os fatos e, a partir disso, criou conhecimento a partir da observação dos resultados.
Explicação:
Mendel, ao propor estudos com plantas específicas e determinar um padrão em seu processo de experiência – cruzamento de plantas diferentes – construiu um método sistemático de trabalho, praticando ciência pura, que é composta por duas ideias centrais, uma baseada no contexto e outra no lado conceitual e metodológico. O cientista teorizou sobre os fenômenos que ele estava observando, relacionando considerações de causa e efeito inerentes ao objeto de estudo, criando, assim, a teoria da hereditariedade, que foi aplicada somente nos anos posteriores à realidade e a outras pesquisas. A alternativa correta é a que contempla que Mendel obteve resultados positivos, pois praticou ciência ao aplicar um método minucioso de trabalho, controlando os fenômenos, analisando os fatos e criando conhecimentos a partir das observações dos resultados.