Biologia, perguntado por allineamf, 10 meses atrás

Gregor Mendel foi um famoso biólogo austríaco conhecido como pai da genética e que através de experiências criou as chamadas Leis da hereditariedade, atualmente conhecida como Leis de Mendel. Para criar essa teoria, Mendel fez a experiência de cruzar espécies de ervilhas diferentes e analisar matematicamente os resultados desses cruzamentos durante anos. A partir dos resultados propôs a existência de características (como a cor) que são passadas entre as gerações de plantas cruzadas e concluiu que isso acontecia devido a existência de unidades que eram repassadas hereditariamente, atualmente denominados como genes. Neste contexto, o que levou Mendel a obter resultados positivos em sua experiência? a) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência empírica, pois aplicou um método que ele mesmo desenvolveu (cruzamento das plantas) onde a partir da observação dos fatos ele desenvolveu uma teoria que é até hoje é a base da genética. b) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência, pois está se caracteriza por uma ideia que permeia o processo de descoberta baseada no contexto de observação do objeto empírico que sofre a ação da experiência. c) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência, pois ele aplicou um método minucioso, onde ele controlou os fenômenos e analisou os fatos e a partir disso criou conhecimento a partir da observação dos resultados. d) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência pois esta busca, através da aplicação prática de conhecimentos, construir explicações para o fato observado e aplicá-los no mundo real. e) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência ao propor uma situação-problema, aplicando considerações de causa e efeito antagônicas, de forma ativa em um objeto de estudo escolhido como foco da experiência.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
55

Alternativa Correta: A) Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência empírica, pois aplicou um método que ele mesmo desenvolveu (cruzamento das plantas) onde a partir da observação dos fatos ele desenvolveu uma teoria que é até hoje é a base da genética.

As ciências empíricas usam o chamado método hipotético-dedutivo: são conhecimentos "científicos" para usar os momentos racionais desse método, a "formulação de hipóteses" e a "dedução de consequências"

As ciências empíricas são conjuntos sistemáticos, coerentes e racionais de conhecimento, com os quais é oferecida uma explicação das causas dos fenômenos e das leis pelas quais eles são regulados, uma explicação verificável com a experiência.

Respondido por JhennyferDutra
33

Resposta:

Mendel ao realizar experimentos com as plantas, praticou o que chamamos de ciência, pois ele aplicou um método minucioso, onde ele controlou os fenômenos e analisou os fatos e a partir disso criou conhecimento a partir da observação dos resultados.

Explicação:

Mendel ao propor estudos com plantas específicas e determinar um padrão em seu processo de experiência - cruzamento de plantas diferentes- construiu um método sistemático de trabalho, praticando ciência pura, que é composta por duas ideias centrais, uma baseada no contexto e outra no lado conceitual e metodológico. O cientista teorizou sobre os fenômenos que ele estava observando, relacionando considerações de causa e efeito inerentes ao objeto de estudo, criando assim a teoria da hereditariedade que foi aplicada somente nos anos posteriores a realidade e a outras pesquisas. A alternativa que contempla que Mendel obteve resultados positivos pois praticou ciência, ao aplicar um método minucioso de trabalho, controlando os fenômenos, analisando os fatos e criando conhecimentos a partir das observações dos resultados é a correta.

Perguntas interessantes