Grécia antiga resumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Grécia Antiga, como é conhecida, abrange não um domínio, modelo governamental e povo específico, mas um conjunto de comunidades que se espalhavam nas proximidades do Mar Mediterrâneo, sendo uma civilização que se estendia muito além do país hoje existente. Apesar de dispersos geograficamente, estes vários povos uniam-se através de uma cultura comum, com mesmos costumes, mesmas crenças e uma mesma língua. Por tal semelhança, esses povos reconheciam-se como helenos, chamando de bárbaros os estrangeiros que não dividiam a mesma cultura, sendo esta a palavra-chave para entender a clássica civilização grega
Resposta:
Boa tarde!!
GEOGRAFIA DA GRÉCIA ANTIGA
A Grécia Antiga pode ser dividida em três partes: Grécia continental, Grécia peninsular e Grécia insular. Seu território apresenta duas características marcantes:
montanhas – cerca de 80 % do território corresponde a cadeias de montanhas. Entre elas, desenvolveram-se as cidades-Estado.
Mar – praticamente, nenhum ponto da Grécia fica distante do mar.
O mar e as montanhas dão ao território grego um aspecto fragmentado, o que, provavelmente, facilitou a fragmentação política, isto é, nunca houve um Estado grego unificado. A Grécia era um conjunto de cidades-Estado independentes e, muitas vezes rivais.
PERÍODOS HISTÓRICOS
Micênico – entre 2000 e 1.100 a.C
Homérico – entre 1.100 e 700 a.C
Arcaico – entre 700 e 500 a.C
Clássico – entre 500 e 338 a.C
Helenístico – entre 338 e 146 a.C