História, perguntado por lisamanobam207, 7 meses atrás

GRÉCIA ANTIGA: ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

Na trilha anterior você estudou a respeito da formação do mundo grego antigo e os períodos mais antigos da história grega. Agora vamos conhecer um pouco a respeito das poleis mais importantes da Grécia (Esparta e Atenas) bem como sobre os conflitos envolvendo gregos e persas, a guerra interna e as conquistas de Alexandre Magno da Macedônia.
A partir do século VII a.C várias cidades-Estados se fortaleceram. Dentre elas se destacaram Atenas e Esparta. Atenas passou por um período de grande transformação política desde o século VII a. C. ocasionando grandes tensões sociais entre a aristocracia. Para tentar diminuir os conflitos foram feitas várias reformas políticas. Entre os principais reformadores destacam-se:
• Dracon (século VII a.C): primeiro Código de Leis escrito de Atenas.
• Solon (594 a.C.): fim da escravidão por dívidas.
• Clístenes (508 a.C.): iniciou as reformas políticas responsáveis pela construção da democracia.
A palavra democracia quer dizer governo do povo (a cidade de Atenas era dividida em demos). A base da democracia ateniense era a noção de cidadania, que permitia a uma pessoa participar das decisões políticas da polis. Em Atenas somente uma parcela da população tinha direito de participar da vida política, ou seja, homens adultos, filhos de pais atenienses. Mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.
Outra cidade que se destacou na Grécia foi Esparta. Esparta era bem diferente de Atenas, era uma oligarquia (que quer dizer governo de poucos) onde também só homens livres tinham direitos políticos. Mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam direitos. Em Esparta destacava-se a educação militarista. Os jovens espartanos eram treinados desde crianças para serem os melhores soldados. Os espartanos possuíam um dos exércitos mais bem treinados da Grécia.
Guerras
As longas guerras travadas entre as poleis gregas enfraqueceram a Grécia e facilitaram a conquista macedônica. No século VI a.C. os persas dominavam um vasto império e tentaram conquistar a Grécia. As cidades-Estados se uniram para enfrentar o inimigo em comum. Vencidas as guerras, os atenienses convenceram as outras cidades gregas a se unirem, alegando que os persas poderiam voltar a atacá-las. Formou-se então a Liga de Delos, cuja liderança coube à Atenas. Atenas enriqueceu nesse período graças às contribuições da Liga. O imperialismo de Atenas levou Esparta a se unir em torno de um outra liga (a liga do Peloponeso). Tem início uma guerra civil que opôs Atenas e Esparta, liderando seus respectivos blocos de cidades rivais. Essa guerra é chamada de Guerra do Peloponeso. O resultado da Guerra que durou 27 anos (431-404 a.C) foi o enfraquecimento das cidades gregas que facilitou o domínio macedônio.
O império de Alexandre Magno
Os macedônios viviam ao norte da Grécia e eram considerados pelos gregos bárbaros. Os gregos chamavam de bárbaros todos os povos estrangeiros que possuíam idioma, cultura e costumes diferentes dos gregos. Com o fim da guerra do Peloponeso, os macedônios dominavam a Grécia sob o comando do rei Felipe II. Com sua morte assumiu o poder Alexandre Magno, um destacado general que conquistou imensos territórios e construiu um grande império no Oriente. Nos territórios sob domínio de Alexandre houve a expansão da cultura grega que se misturou a culturas do Oriente. Essa síntese é chamada de cultura helenística. Mais tarde a Grécia é conquistada pelos romanos que adaptaram a cultura grega e a espalharam pelas áreas que conquistaram.

1 - Faça dois parágrafos comparativos entre as características de Atenas e Esparta. (1º parágrafo as características de Atenas e o 2º características de Esparta). *





Soluções para a tarefa

Respondido por kauanlourenco1
0

Resposta: Atenas é uma das mais importantes pólis que formavam a Grécia Antiga e se tratava de uma cidade cosmopolita, por isso tinha um comércio forte devido à intensa circulação de pessoas do mundo inteiro. Ademais, em território ateniense ocorreu o desenvolvimento da democracia, a qual consistia na participação política direta dos indivíduos considerados cidadãos. Entretanto, existe uma contradição na democracia ateniense, visto que para ter cidadania precisava ser homem, nascido em Atenas, filho de pais atenienses, entre outro aspectos que excluía a maior parte da população. Na sociedade ateniense, a mulher não era valorizada e isso serviu de inspiração para música Mulheres de Atenas do Chico Buarque. Em contra partida, ocorria um alto prestígio da filosofia, arte e sabedoria.

 Já em Esparta, outra importante pólis grega, valorizava-se assuntos relacionados à guerra e sua economia era a base da agricultura e espólio de batalha. Na sociedade espartana, diferentes dos atenienses, as mulheres eram prestigiadas, educadas e treinadas militarmente para substituir os homens em caso de invasão. Ademais, Esparta era administrada por dois reis, ou seja, tratava-se de uma Diarquia.

Perguntas interessantes