Grécia Antiga – Atividades de Revisão Período Cássico
1- Descreva o que você entendeu sobre Antiguidade clássica e explique por que o conceito não contempla todas as civilizações antigas.
2- Por que o governo espartano é identificado como um governo oligárquico?
3- Quais os objetivos dos legisladores atenienses?
4- O que significa a palavra política na Grécia antiga e que relação ela tem com as pólis gregas?
5- Na Grécia antiga, o que diferenciava uma pólis aritocrática de uma pólis democrática?
6- Quais as semelhanças entre o papel da mulher em Atenas e em Esparta?
7-E quais as diferenças?
8- Quais as diferenças entre o papel da mulher na Grécia antiga e em nossa sociedade atual em relação :
a) á participação política?
b) ao casamento e á família?
9-Explique a diferença entre democracia direta e democracia representativa.
10- Os espartanos dedicavam-se integralmente á guerra , não praticando nenhuma atividade produtiva. De que maneira obtinham , então, os bens necessários á sua subsistência?
Soluções para a tarefa
Resposta:O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega. A transformação política em Atenas e a disseminação de seu modelo político-admininstrativo para outras cidades-Estado gregas marcaram o auge da Antiguidade Grega.
O primeiro grande embate dessa época foram as Guerras Médicas (490 – 479 a.C.), conflito onde os persas tentaram invadir a Grécia a partir de seu domínio sobre as colônias da Ásia Menor. Apesar da incontestável superioridade militar dos persas, os gregos conseguiram abater o inimigo por meio de várias táticas de guerra em que utilizavam o conhecimento sobre o acidentado território balcânico ao seu favor. Apesar de politicamente independentes, esse conflito motivou a aliança de várias pólis gregas.
Explicação: