Grandes Navegações (História 7° ano)
1- O que foram as grandes navegações?
2- Quais os principais países que participaram das grandes navegações?
3- Quais os principais objetivos dessas viagens marítimas?
4- Em que contexto elas ocorreram?
5- Com o que os europeus estavam descontentes?
Explique sua resposta.
6- Quem tinha grande poder no período anterior ao período moderno?
7- Qual a principal característica da Idade Moderna?
8- Como era formado os Estados Nacionais?
9- Qual a importância da Idade Moderna, pra a humanidade?
10- Qual a principal mudança que a Idade Moderna, trouxe?
Soluções para a tarefa
Questão 1: Foi um período de designação que ocorreu entre o século XV e o XVII, começando com os portugueses, logo após os espanhóis e mais a frente outros países que adentraram em busca de novas rotas para as diferentes formas de comércio.
Questão 2: Foram Portugal e Espanha.
Questão 3: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente, e descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.
Questão 4: As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do século XVI.
Questão 5: Não consegui responder, desculpa.
Questão 6: Também não consegui responder.
Questão 7: Absolutismo: centralização do poder político nas mãos de um rei, que era soberano sobre todo o território nacional e Mercantilismo: foi o principal modelo econômico dos Estados Modernos.
Questão 8: Os Estados Nacionais surgiram quando terminou o poder dos Senhores Feudais e o Rei ocupou o espaço, centralizando o poder e criando uma nação forte. A Formação dos Estados Nacionais se deu na Baixa Idade Média, nos séculos XII a XV, na Europa Ocidental.
Questão 9: A Idade Moderna encurta as distâncias, após os europeus se lançarem por mares nunca antes navegados. Dessa forma, os europeus foram explorando e desvendando a natureza do mundo. Assim, se deu importância aos pontos históricos fundamentais da época.
Questão 10: O comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.