Biologia, perguntado por causoares, 1 ano atrás

Grande parte das perdas de leitões ocorrem, em sua grande maioria, até o quinto dia após o nascimento, estando estas associadas a esmagamentos, nascimento de leitões de baixa viabilidade e refugagem. Sabe-se que muitas dessas estão correlacionadas com uma baixa ingestão de colostro, concentradas em leitões com baixo peso ao nascimento e nos últimos leitões a nascerem, a partir do décimo terceiro, devendo esses serem identificados como animais de risco. A ingestão de colostro nas primeiras horas de vida é, portanto, muito importante para a sobrevivência dos leitões, por nascerem sem nenhuma proteção contra micro-organismos patogênicos existentes no ambiente. Essa importância dada ao colostro é devido às altas concentrações de qual nutriente, encontrado nas primeiras amostras de colostro após o parto


Carboidratos


Ferro


Gorduras livres


Proteínas - Imunoglobulinas


Cálcio

Soluções para a tarefa

Respondido por natyaro
1

Resposta:

Proteínas - Imunoglobulinas

Explicação:

Sabe-se que o manejo e a alimentação de colostro de alta qualidade podem reduzir a mortalidade e aumentar a imunidade. Sabe-se também que o atraso no fornecimento de colostro aos recém-nascidos reduz a transferência de imunidade e retarda o fornecimento de nutrientes essenciais. Todavia, a função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo. Estas células de defesa, também chamadas de imunoglubulinas (Ig), não passam pela placenta e, em função disso, todos os leitoes nascem completamente sem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.

Portanto, para que possa sobreviver e crescer saudável, precisa receber o colostro, que fornecerá os anticorpos (imunidade passiva) que garantirão sua sobrevivência até que ele mesmo passe a produzi-los (imunidade ativa), processo que só se inicia após cerca de um mês de vida.

As imunoglobulinas são proteínas do soro do leite (albuminas e globulinas), e têm uma concentração muito alta no colostro logo após o parto, baixando sua concentração rapidamente nas primeiras 24 horas seguintes. Em função disso, o ideal é fornecer o colostro da primeira hora, logo após o nascimento.  

Perguntas interessantes