Sociologia, perguntado por pitasserobadey, 8 meses atrás

"Grande importância é conferida à descrição detalhada do trabalho de campo e de como se dá o processo de inserção, observação e coleta de informações por parte do etnógrafo, lembrando que, na pesquisa etnográfica, a distância entre o material bruto da informação coletado e a apresentação final dos resultados é freqüentemente enorme (Malinowski, 1986). A este respeito Geertz (2000), fundador da Antropologia Interpretativa, corrente filiada à hermenêutica, vai se referir ao 'estar lá' (no campo) e ao 'estar aqui' (no gabinete). É a introdução deste relato detalhado das vicissitudes pelas quais passa o etnógrafo, junto com a descrição minuciosa e apaixonante do que chama de 'imponderáveis da vida real'- aqueles fatos cotidianos sutis, mas ricos de significados, como os cuidados com o corpo, o modo de comer, o tom das conversas e da vida social, a amizade, simpatia ou aversão entre as pessoas e outros - que vai 'criar, para o leitor, a imagem viva e humana de um povo completamente diferente de nós' (Durham, 1986, p.9). Este aspecto do relato vivido da escrita etnográfica é muito enfatizado por Malinowski (1986), e vai se colocar como fundamental para o posterior desenvolvimento da etnografia".

(Disponível em: CAPRARA, Andrea; LANDIM, Lucyla Paes. Etnografia: uso, potencialidades e limites na pesquisa em saúde. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 12, n. 25, p. 363-376, June 2008. Available from .).

Sobre as primeiras pesquisas em antropologia é CORRETO afirmar:

Escolha uma:
a. Por ser uma ciência da diferença, a antropologia não contribuiu com as estratégias de dominação da metrópole europeia sobre suas colônias. O que a antropologia fez nesse período limitou-se a registrar os aspectos da cultura dos povos nativos desses lugares.
b. No início da antropologia os antropólogos trabalhavam com dados oriundos de relatos de missionários e viajantes e não viajavam aos lugares que pesquisavam e nem tinham contato com a população estudada. A isso chamou-se de "antropologia de gabinete".
c. O evolucionismo pautava-se nas teorias de Charles Darwin, que aplicadas à vida social deram origem ideias como a de progresso da civilização. Dentro dessa teoria questionou-se a ideia de que os povos não europeus seriam primitivos.
d. O difusionismo foi uma teoria que se pautou nos pressupostos evolucionistas e buscava compreender os termos da origem da cultura e da sua extensão de uma sociedade a outra.





Questão 2

Texto da questão
Segue um trecho da escrita de Luis de Camões:

Desembarcamos logo na espaçosa
Parte, por onde a gente se espalhou,
De ver cousas estranhas desejosa,
Da terra que outro povo não pisou.

(...)

Nem ele entende a nós, nem nós a ele,
Selvagem mais que o bruto Polifemo.
(...)

[CAMÕES, Luis de. Os Lusíadas. Canto V, sonetos 26 e 28. Ateliê Editorial, 1999.]

A partir desse fragmento assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma:
a. O poeta e viajante Luis de Camões apresenta a forma como os holandeses descreveram suas viagens ao caminho das índias.
b. O trecho descrito por Camões expõe a chegada a uma terra desconhecida e o encontro dos portugueses com os seus habitantes.
c. Essa forma de escrita de Camões foi considerada o primeiro relato sobre a alteridade e também a primeira forma de sistematização científica do pensamento antropológico.
d. Estes escritos dos viajantes são considerados literatura e não são válidos como documentos históricos e/ou antropológicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por larisilveira
3
A. Por ser uma ciência da diferença, a antropologia não contribuiu com as estratégias de dominação da metrópole europeia sobre suas colônias.
Perguntas interessantes