ENEM, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

GRAMÁTICA – PROF. HENRIQUE QUESTÃO 01

No que diz respeito à norma culta da língua, assinale a opção correta. a) No primeiro quadrinho, deveria ter sido utilizado o pronome ESTA. b) Nas duas ocorrências, a palavra O tem a mesma classificação morfológica. c) No segundo quadrinho, deveria ter sido usado o pronome ESSE. d) Em “Não sei o que é...”, a palavra QUE é classificada como pronome relativo. e) Não há erro de pontuação no segundo quadrinho.

QUESTÃO 02 “De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.”

Nesse segmento do texto, entre os conectores destacados, aquele que apresenta seu valor semântico de forma incorreta é: a) de acordo com / conformidade; b) que / comparação; c) como / conclusão; d) ou / adição; e) com / instrumento.

QUESTÃO 03 As conjunções atuam como conectivos e unem termos de uma oração ou unem orações, estabelecendo entre elas relações de sentido. Ocorre, porém, que, quando isolados do contexto, às vezes, elas podem ser usadas apenas como ênfase. Isso ocorre em a) "Pois essa substância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas." b) "Como há muitos Severinos (...) / deram então de me chamar Severino de Maria." c) "Sou mas. / Contudo / Encho-me de ainda." d) "Uai! É o que se diz, se o tempo vai" e) "O controle genético do envelhecimento resultará em pessoas capazes de manter por muito mais tempo a saúde física, mas o corpo humano não foi feito para a imortalidade, portanto nunca será possível criar seres imortais."

QUESTÃO 04 Analise as afirmativas: I - “Não nos contentamos em conhecer, / não nos basta possuir, / não somos seres passivos”; No trecho acima, os conectores adequados a fim de atender as relações sintático-semânticas do período são, respectivamente: e – logo.
II - “Se um problema atravessa nossas vidas, / nos sentimos impossibilitados de estar plenamente livres”; No trecho acima, o segundo segmento em relação ao primeiro funciona como sua consequência. III - É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos. No trecho acima, o segundo período do texto se inicia pela conjunção “todavia” que poderia ser modificada pela conjunção “logo” a fim de corrigir o trecho.

Está(ão) correta(s): a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) II. e) nenhuma delas.

QUESTÃO 05 Analise as afirmativas: Mas a opção entre o certo e o errado não se coloca apenas na esfera de temas polêmicos que atraem os holofotes da mídia. I - Devido à presença do advérbio “apenas” (R.2), o pronome “se” (R.1) poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal “coloca” (R.1), da seguinte forma: coloca-se.

Problemas de consciência não os haveria de ter o julgador pela decisão em si, porque o seu veredito era baseado na contundência probatória do meio de prova “mais importante” — a confissão. II - Seriam mantidas a correção gramatical e a coesão do texto, caso o pronome “os”, em “não os haveria de ter” (R .1), fosse deslocado para imediatamente depois da forma verbal “ter”, escrevendo-se tê-los .

O Ministério Público Federal impetrou mandado de segurança contra a decisão do juízo singular que, em sessão plenária do tribunal do júri, indeferiu pedido do impetrante para que às testemunhas indígenas fosse feita a pergunta sobre em qual idioma elas se expressariam melhor, restando incólume a decisão do mesmo juízo de perguntar a cada testemunha se ela se expressaria em português e, caso positiva a resposta, colher-se-ia o depoimento nesse idioma, sem prejuízo do auxílio do intérprete. III - A posposição do pronome “se” ao verbo em “colher-se-ia” (R.8) — colheria-se — comprometeria a correção gramatical do trecho.

Está(ão) correta(s): a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) III. e) nenhuma delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
2

QUESTÃO 01

No que diz respeito à norma culta da língua, a opção correta:

D) Em “Não sei o que é...”, a palavra QUE é classificada como pronome relativo.

> o pronome "o" equivale a "aquilo" (não sei aquilo que é...)

[Se possível, envie a foto da tirinha para avaliarmos melhor a questão.]

QUESTÃO 02

O conector que apresenta seu valor semântico de forma incorreta é:

D) ou / adição

> na verdade, "ou" expressa alternância ou escolha, não adição

> por outro lado, a conjunção "como" não expressa conclusão, mas sim exemplificação...

QUESTÃO 03

As conjunções foram usadas apenas como ênfase em:

A) "Pois essa substância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas."

> a conjunção "pois" não introduz uma explicação, apenas foi usada para enfatizar a definição de "Humanitas"

QUESTÃO 04

Está(ão) correta(s):

D) II.

> Se sentir impossibilitado de estar plenamente livre é uma consequência da entrada de um problema em nossas vidas.

> Corrigindo os outros itens:

I. "Não nos contentamos em conhecer e não nos basta possuir, pois não somos seres passivos"

III. A conjunção "todavia" devia ser alterada para "pois", não para "logo"

QUESTÃO 05

Está(ão) correta(s):

D) III.

> O uso da mesóclise nesse caso é obrigatório, já que o verbo está no futuro.

"colher-se-ia" (correto)

"colheria-se" (errado)

> Corrigindo os outros itens:

I. O pronome "se" só pode ficar antes do verbo "coloca", por causa do advérbio "não", que é fato de atração da próclise.

II. O pronome "os" só pode ficar antes da locução "haveria de ter", por causa do advérbio "não", que é fato de atração da próclise.


UFRJBRASIL: AJUDA ESSA PFV https://brainly.com.br/tarefa/28049833
UFRJBRASIL: ajuda essa https://brainly.com.br/tarefa/28072276
UFRJBRASIL: coloquei imagens pq diz que tem palavroes no texto
Perguntas interessantes