Português, perguntado por Heroe, 1 ano atrás

[GRAMÁTICA]

Alguém poderia me ajudar nesse exercício de conjugação?

" Nunca nos (*) esse procedimento; se um dia nos (*), teremos abandonado nossas convicções. (aprazer) "

Nos parênteses, o verbo aprazer deve ser conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo e no futuro do subjuntivo, respectivamente.

No gabarito, a resposta é aprouve/aprouver, mas o 'nos' não pede uma conjugação em primeira pessoa do plural?

Soluções para a tarefa

Respondido por ApolloGeimes
1
Oi! Tudo Bem?

Pois bem, no caso do "aprouve", ele não está referente ao pronome oblíquo "nos" e sim a uma terceira pessoa do singular. Pense na frase assim : "Ele nunca nos aprouve...". Já no caso do subjuntivo é a mesma coisa

Perdão se errei em algum ponto.

Heroe: Olá, boa tarde. Obrigado por responder ^^

Como você sabe que o verbo não está se referindo ao pronome oblíquo? Além do mais, 'teremos' não parece trazer a idéia de que se trata de uma primeira pessoa do plural?
ApolloGeimes: Realmente, o teremos apresenta uma ideia de que se trata de uma primeira pessoa do plural. Mas, vendo aqui os significados do verbo "aprazer" ( o qual não conhecia), creio que a frase seria, no caso da primeira pessoa "Nunca nos aprouvemos desse procedimento..."
ApolloGeimes: Repensando na frase, creio que não consigo te dizer isso com tanta certeza, desculpe.
Heroe: Eu também não conhecia (ultimamente estou conhecendo muito verbos bizarros ahushusahusa). Eu também estou confuso, porque assim, ele dá uma frase exemplo no começo, e ela está com o verbo na 1ª pessoa do singular, só que não menciona nada se é para manter a mesma pessoa. Fora isso tem esse pronome o 'teremos'.

Vou dar uma pesquisada aqui, qualquer coisa volto se encontrar algo.
ApolloGeimes: Shaushuahusahuasua. Ok, mas eu acredito ainda que a diferença esteja no uso de um pronome demonstrativo, no caso da terceira pessoa, e no uso de uma contração no caso da primeira.
Heroe: Então, o negócio era que a concordância era feita com o sujeito "esse procedimento". Se substituirmos aprazer por agradar, ficará bem mais claro.
ApolloGeimes: Pois é, então, nesse caso, se fosse na primeira pessoa seria : " Nunca nos aprazemos desse procedimento" ?
ApolloGeimes: Cada dia eu descubro uma coisa mais louca que outra.
Heroe: O correto seria:

" Nunca nos aprouveram desses procedimentos " - sujeito na 3ª pessoa do plural. Lembre-se que o sujeito da oração é "esses procedimentos", e não o pronome oblíquo

Nessa oração não tem como utilizá-lo em outra pessoa além da terceira pessoa do singular ou plural porque estou me referindo à algo. Mas se fosse, por exemplo, a seguinte frase:

Eu (*) você (aprazer)

Daria muito bem para colocar uma conjugação em primeira pessoa.
ApolloGeimes: Interessante, eu pensei que o sujeito fosse o "ele", que não aparece na frase. Obrigado por essa pergunta/ resposta!
Perguntas interessantes