gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista que se move ao longo de uma pista retilínea e mostrado a seguir considerando que mantém a mesma aceleração entre os instantes t = 0 e T = 7 segundos determine a aceleração escalar média esse intervalo de tempo e descreva qual tipo de movimentov
Soluções para a tarefa
V = 12 m/s
Vo = 4 m/s
t = 4 s
to = 0
//////////////////////////////////////////////
a = ΔV/Δt
///////////////////////////////////////
ΔS = 4.7 + 2.7²
2
ΔS = 28 + 49
ΔS = 77 m
Resposta:
A aceleração escalar média, no intervalo de tempo t = 0 segundos a t = 7 segundos, é de 2 metros por segundo ao quadrado (2 m/s²).
O movimento realizado pelo ciclista é o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Acelerado.
Explicação passo a passo:
O gráfico presente na Tarefa nos remete ao movimento uniformemente variado, que ocorre em trajetória retilínea, ou Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV), tratando-se da variação da velocidade "v", em metros por segundo, em função do tempo "t", em segundos.
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é caracterizado pela manutenção do valor da aceleração de um corpo em linha reta.
Vamos analisar o gráfico, pormenorizadamente:
- no instante t = 0 segundos, a velocidade é 4 metros por segundo. Portanto, essa será a velocidade inicial, que designaremos por v₀.
- no instante t = 4 segundos, a velocidade é 12 metros por segundo. Portanto, essa será a velocidade que designaremos por v₄.
Através da equação horária da velocidade, é possível calcular a velocidade em função do tempo.
Vejamos:
Sendo:
- v: velocidade final, em metros por segundo (m/s)
- v₀: velocidade inicial, em metros por segundo (m/s)
- α: aceleração, em metros por segundo ao quadrado (m/s²)
- t: tempo, em segundos (s)
Então:
A aceleração escalar média, no intervalo de tempo 0 a 4 segundos, é 2 metros por segundo ao quadrado (2 m/s²). Esse valor também se mantém no intervalo de tempo 4 a 7 segundos.