História, perguntado por Jessicafernandes1234, 9 meses atrás

Graciliano Ramos mostrava preocupação com os votos do eleitor acerca de seu governo. Na Antiguidade Clássica, os atenienses demonstraram a importância da legitimação do poder político. No século V a.C., Péricles diz aos seus cidadãos:
Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos, e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isso quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade. Por essas razões e muito mais, nossa cidade é digna de admiração. AQUINO, Rubim dos Santos Leão de. et al. História das sociedades. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 201. No contexto histórico do desenvolvimento da democracia ateniense, pode-se afirmar que o texto:
a) mostra que os escravos possuíam direitos de participar da vida política porque faziam parte dos negócios privados.
b) sugere que houve uma ampliação do direito à cidadania mais por atributos individuais do que em função das condições materiais.
c) revela que somente a classe dominante poderia intervir nos negócios privados e atuar na organização da vida pública.
d) demonstra que as camadas mais pobres não tinham o direito ao voto, pois eram excluídas da vida pública e da vida privada.
e) confirma que o governo da maioria é fundamental para a eliminação da pobreza e da luta das classes sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabi2128
16

Resposta:

B - sugere que houve uma ampliação do direito à cidadania mais por atributos individuais do que em função das condições materiais.

Perguntas interessantes