Graciliano Ramos, cujos livros chegaram à publicação a partir de 1933, distingue-se no quadro amplo da literatura que a partir do Modernismo foi produzida. É marca de sua modernidade, que se constitui de maneira peculiar e distinta: A a elevação da caatinga a espaço mítico de transcendência e superação do real. B a exaltação da cultura popular baiana. C a procura rousseauniana do ideal na simplicidade campestre, na vida rústica, mas gratificante do sertanejo. D a reconstituição saudosista do passado, sufocados o espírito crítico e o impulso para a reavaliação. E a via do despojamento, que o faz recusar o pitoresco, isentando-o de fraquezas populistas.
Soluções para a tarefa
O trabalho de Graciliano Ramos foi marcado por sua modernidade incomparável exemplificada na inspiração do Nordeste, quando o autor produz uma valorização da natureza e elementos do sertão, como a caatinga, produzindo também uma realidade que não se limitava às condições materiais, pretendendo superá-las. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Características da literatura de Graciliano Ramos
O autor focou seu ofício principalmente nos gêneros romance e conto, desenvolvendo também obras infantis. Trabalha a questão do indivíduo em seu meio, as interferências e trocas socias e psíquicas que se dão através desse contato. Produz essas narrativas de maneira direta, que revelavam o pessimismo e visão realista de Ramos, fruto dos conflitos e desigualdades sociais observadas pelo escritor e vivida pelas classes desfavorecidas.
Algumas obras de Graciliano Ramos
- São Bernardo, de 1934
- Angústia, de 1936
- Vidas secas, de 1938
- A terra dos meninos pelados, 1939
- Dois dedos, 1945
Acesse o link para aprender mais sobre Modernismo: https://brainly.com.br/tarefa/20529252
#SPJ2