goza, goza da flor da mocidade
os tercetos acima ilustram?
Soluções para a tarefa
Resposta:alternativa b
Explicação: jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento.
Os autores do Barroco recorrem a muitas figuras de linguagem, sendo a metáfora uma delas. A metáfora apresenta uma comparação implícita, neste caso, a pouca duração da mocidade com o gozo do momento.
Sobre o poema de Gregório de Matos e o significado dos seus tercetos, podemos afirmar que a alternativa correta é: b) jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento.
- b) Correta. O poeta realiza um jogo metafórico típico do estilo Barroco, em que trata o tema da fugacidade da vida, demonstrando que o tempo passa e a idade madura, em determinado momento, vai chegar. Assim, o eu lírico exalta o gozo do momento, pois este é o meio de romper com a passagem do tempo, sem perder de vista os prazeres que a idade jovial pode ofertar.
Barroco
O Barroco é uma escola literária que marca a divisão do homem diante do mundo em dois opostos: céu e inferno; claro e escuro; Deus e ser humano. Tal contraposição acabou por gerar, nos textos literários, o uso de recursos, como antíteses, paradoxos e metáforas, demonstrando a instabilidade entre o ser divino e o ser terreno com que os homens se deparavam e a partir dos quais deviam buscar o equilíbrio. Um dos maiores representantes deste período é o escritor Gregório de Matos, que produziu vasta obra, seja tratando o tema do amor e da vida, seja tratando de críticas ao sistema político e socioeconômico de sua época.
Saiba mais sobre Barroco em:
https://brainly.com.br/tarefa/7754228
#SPJ3