História, perguntado por WarleyAndrade, 11 meses atrás

Governo Vargas:
1) Como getuliu vargas assumiu o poder no periodo constitucional?

2) O que significa AIB e o que defendia?Quem era o lider

3) Escreva o significado de ANL, suas principais ideias e seu lider

4) O que foi a intentona comunista

5) O que foi o plano Cohen

6) Porque o período Estado Novo também é denominado Periodo Ditadorial

7) Quais medidas tomadas por Vargas durante o Estado Novo nos setores
a)econômico



b)trabalhista




c)educação

o resto eu resolvo e obrigado a quem me ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por asherereadebe2p08tnh
0
1) Eleito de forma indireta pelos integrantes da Assembleia Constituinte,

2) Ação Integralista Brasileira; Sendo Plínio Salgado seu líder, seu objetivo era estabelecer uma extrema direita no Brasil, com inspiração nazifascista.

3) Aliança Nacional Libertadora; Sendo Carlos Prestes seu líder, era comunista, possuía a intensão de organizar um grupo revolucionário de extrema esquerda no Brasil.

4) Também conhecida como Revolta Comunista de 35, foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas por militares, juntamente com o apoio do Partido Comunista Brasileiro, iniciado pelo ANL.

5) Cohen é o nome do documento que descrevia o suposto plano para tomada do poder pelos comunistas. O documento não foi questionado e Vargas apresentou este como sendo verdade absoluta, proclamando Estado de Guerra, onde ocorreu a perseguição dos comunistas, tanto do PCB, como ANL, assim como aos políticos opositores ao seu mandato.

6) O estado Novo, regime implantado por Getúlio, era caracterizado pela centralização do poder em torno do presidente e pela supressão das liberdades democráticas, podendo ser comparado a uma ditadura, onde todo o poder é concentrado.

7) a) Incentivo na indústria de base, criação de empresas estatais
b) Leis trabalhistas, regulamentação do trabalho da mulher e do menor, lei das férias, instituição da carteira de trabalho e do direto a aposentadoria.
c) A educação foi usada como arma na mão do governo Vargas, onde era feita campanha ao mesmo. Possuía bases ideológicas tal como exaltação ao nacionalismo, críticas ao liberalismo e comunismo.
Perguntas interessantes