Geografia, perguntado por parkchaeyoung9123, 1 ano atrás

governança corporativa no brasil? alguém sabe?

Soluções para a tarefa

Respondido por Copiloto
1
Foi a partir dos anos 90 que a expressão “governança corporativa” começou a ser utilizada no Brasil, sendo que, em 1995, foi fundada a organização pioneira no tema de governança, atualmente conhecida como IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), nome diferente do da sua fundação em 1995, denominada à época IBCA (Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração).

O tema da governança corporativa no Brasil volta a ganhar força em 1998, ano em que ocorreram diversos conflitos de interesse entre os controladores e acionistas minoritários em decorrência de operações de alienação de bloco de controle e operações de fechamento de capital.

No ano de 1999 o já IBGC (Instituo Brasileiro de Governança Corporativa) publicou o primeiro Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa, lastreando as discussões de governança corporativa em torno desta publicação.
No ano 2000, um estudo conduzido pelo Banco Mundial em parceria com a consultoria McKinsey ganhou ampla repercussão nos meios empresariais locais ao indicar que os investidores estariam dispostos a pagar um prêmio substancial por ações de empresas com maior transparência e prestação de contas.
No âmbito do ano de 2001, foi introduzida uma mudança na Lei das Sociedades por Ações (por força da Lei n. 10.303/2001), aumentando o rol de direitos aos acionistas minoritários, destacando o retorno parcial do direito de tag along para os minoritários ordinaristas.
Em 2002, a CVM editou sua cartilha de “Recomendações da CVM sobre a Governança Corporativa”, com o objetivo de funcionar como uma orientação para as companhias, sem qualquer vínculo obrigatório (mesmo procedimento dos regulamentos de listagem da Bovespa, que não apresenta caráter obrigatório).
Em 2006 ocorreu a primeira tentativa de uma aquisição hostil (hostile takeover) no Brasil “com a fracassada tentativa de aquisição da Perdigão pela Sadia em julho daquele ano”.

No ano de 2008 algumas companhias que fizeram seus IPOs apresentaram sérios problemas de governança corporativa, ao final deste ano, empresas como a Sadia e a Aracruz registraram sérias perdas com derivativos, em parte devido pela falta de governança.


Perguntas interessantes