Biologia, perguntado por BeatrizMorrone, 1 ano atrás

Gostaria de uma explicação detalhada sobre a fase da interfase na divisão celular, especialmente o período S. Como ocorre? O que são as cromátides-irmãs? Entre outros conceitos. Obrigada!

Soluções para a tarefa

Respondido por AMKResponde
2
A interfase corresponde ao período mais longo da vida celular, em que ela não está em processo de divisão.
 A interfase é dividida em três fases, G1 (gap one) S (syntesis) e G2 ( gap two)
Período Gap One
É onde a célula possui um intenso metabolismo e exercita as funções vitais.
Período Synthesis
É quando a célula recebe o sinal que entrará em divisão celular daqui a algum tempo. Visando esse objetivo a célula duplica o ADN.
Período Gap Two
Nesse estágio a célula já possui grande quantidade de ATP e organelas. Ela duplica os centríolos e fabrica uma série de proteínas necessárias para a divisão. Também é nesse período que a célula duplica a cromatina.

Para que a célula saia da interfase e entre em divisão celular existem vários pontos de checagem para garantir que as células filhas não herdem materiais genéticos danificados e que a divisão seja feita corretamente.
São três pontos de checagem, o primeiro se dá entre G2 e G1, durante a fase G1 e no final dessa fase.

No primeiro ponto caso o ADN seja lesado ou ainda não esteja duplicado a divisão é abortada.
No segundo ponto a duplicação é abortada se os cromossomos não estejam alinhados corretamente na placa metafísica
No terceiro ponto de checagem a célula verifica se o ADN está perfeito, caso esteja lesado a divisão também é abortada.

O principal ponto de checagem é o que ocorre no final do G1, a célula entra em um outro estágio denominado de G0 (quando ela mantém o mínimo do metabolismo até ser estimulada a se dividir novamente).

Sobre o Gap zero (G0)
*Algumas células ficam em G0 a vida toda. Fibroblastos, por exemplo só se recebem o sinal de divisão quando os plaquetas liberam fatores de crescimento celular que os estimulam a se dividir para reconstituir o tecido lesado.

Caso haja danos no ADN na fase de Syntesis, na transição para o G2 haverá  um retardamento da mitose para que o ADN seja reparado. Algumas vezes, mesmo atrasando a mitose o ADN não se repara totalmente, quando  isso acontece o ciclo da divisão é interrompido na própria fase de Syntesis.

Considerações:
I- Repare que os pontos de checagem ficam entre fases estratégias, que antecedem a duplicação do ADN. Isso impede a transmissão de cópias defeituosas para as células filhas.
II- Se qualquer parte do ciclo for danificada a célula entra se suicida, processo conhecido como apoptose.
III- A proteína p53 é produzida em larga escala para reparar o ADN danificado, caso a reparação não seja possível a própria proteína participa da interrupção do ciclo induzindo a apoptose.
Perguntas interessantes