Gostaria de receber a ajuda com um resumo sobre as teorias de classe e estratificação social elaboradas por Karl Marx e Max Weber?
Soluções para a tarefa
Um sistema de classe social, é uma condição social baseada sobretudo na posição econômica, e na qual as cara características atingidas podem influenciar a mobilidade social. São conjunto de indivíduos que se relacionam e agem de maneira similar quando sujeitos a constrangimentos e condições semelhantes. No que tange a Estratificação social, é entendida para alguns autores como, diferenciação de determinados população em estratos hierarquicamente sobrepostos, desde os inferiores aos superiores.
Karl Marx é descrito como um revolucionário e um cientista social. Preocupava com a estratificação em todos os tipos de sociedades humanas, mas o seu foco principal eram feitos da desigualdade econômica em todos os aspectos da Europa do séc. XIX.
Segundo esse autor, as relações sociais durante qualquer período da história dependem de quem controla os modos básicos de produção económica, como a terra ou as fábricas. O acesso diferenciado a recursos a escassos molda a relação entre os grupos. Toda a história da sociedade até hoje é a de luta de classes. O homem livre e escravo, patrício e plebeu, ou seja, opressores e oprimidos estiveram sempre num antagonismo, visto que, lutam por interesses opostos.
Logo a maior produção era agrícola e a terra pertencia à nobreza. Os camponeses não tinham outra escolha senão trabalhar de acordo com os termos ditados proprietários de terra. Marx focalizou então, essas duas classes que começaram emergir no sistema feudal declinante, a burguesia e o proletariado.
Os burgueses são detentores de força, por ser a dominante. Que usaram armas para derrubar o feudalismo, e essas mesmas armas viraram para a própria burguesia, que gerou homens que vão usá-las. Desenvolveu o capital, mas também desenvolveu o proletário, que só vivem enquanto têm trabalho e que só tem trabalho enquanto o seu trabalho aumenta o capital. E classe proletária só começa a lutar para a sua libertação quando toma consciência de classe, ou seja, e passa a identificar a classe burguesa como fonte de opressão para superar a falsa consciência, ou seja, a atitude mantida pelos membros de uma classe que não reflecte rigorosamente a sua posição.
Mas não conseguem realizar essa revolução sozinha, mas sim líderes revolucionários vão lidar com a classe trabalhadora nessa luta. Eles combatem não os seus inimigos, mas os inimigos dos seus inimigos, os restos da monarquia absoluta, os proprietários de terra, os burgueses não industriais, os pequenos burgueses. Atacando as mercadorias, pegando fogo às fábricas tentando recuperar a posição desaparecida do trabalho medieval.
Finalmente derrubarão a ditadura burguesa e vai eliminar a propriedade dos meios de produção.
Max Weber, diferente de Karl Marx insistia que nenhuma característica única definia a posição de uma pessoa no sistema de estratificação. Por isso ele identificou três componentes que definiam a estratificação: classe, status e poder.
Em Weber, as classes constituem uma forma de estratificação social, na qual a diferença é feita a partir do agrupamento dos indivíduos que apresentam características similares.
Mas para a existência de classes segundo Weber, tem de existir duas situações o património (tem a ver se indivíduo é proprietário ou não) e a possibilidade (que tem a ver com a qualificação ou não qualificação). Neste caso, se o indivíduo tiver património pode não ter instruções, mas tem dinheiro. E se ele tiver qualificações pode alcançar o património.
Por isso, a classe social para Weber, ocorre através da mudança social ou através da sucessão de gerações
Weber também utilizou a expressão grupo de status, para referia às pessoas que tem o mesmo prestígio e o mesmo estilo de vida. Um indivíduo ganha status quando pertence a um grupo desejável, como por exemplo a profissão de Juiz.
Mas o status é muito deferente da classe econômica, um ladrão de carteira bem-sucedido poderá estar no mesma classe de renda que um professor universitário. Mas um mendigo será visto como um membro de um grupo de status inferior e o professor terá um grupo de status muito mais elevado.
E o terceiro componente da estratificação é a dimensão política. Poder, é a habilidade de uma pessoa exercer sua vontade sobre as outras. Para definir partidos tem de haver, indivíduos, angariação e poder.
Segundo esse autor, partido são conjunto de indivíduos que se organizam de forma voluntária de angariação, cuja finalidade é atingir o poder com benefício de atribuir status e riqueza. Os seus objectivos comuns são o poder e os benefícios que o partido fornece.