História, perguntado por cassiasouzakmk, 7 meses atrás

gos 02. Em meio ao Iluminismo, uma nova teoria económica veio tomar o lugar da pricas mercantilistas. Explique quais eram as principais diferenças entre o que defendiam es fisiocratas os liberais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por annaarts
1

Resposta:

Explicação:É sabido que a França, durante o século XVIII, foi o país em que mais se viu ebulição de ideias, e isso em vários âmbitos, desde o plano político e ideológico até o plano econômico e social. Foi nesse século que se desenvolveu o Iluminismo, e a vertente francesa desse movimento foi caracterizada pelas bandeiras da liberdade, igualdade, pelos direitos do homem e do cidadão etc. Todos esses valores foram a fonte de grande parte das vertentes políticas do século XIX, como o nacionalismo, o socialismo e o liberalismo. No que se refere à reflexão específica sobre a questão da atividade comercial, produção de riqueza, etc., sobressaiu-se no século XVIII a chamada tradição fisiocrata, ou simplesmente fisiocracia. Mas o que é fisiocracia?

A palavra “fisiocracia” é formada por dois radicais gregos, Physis, que significa natureza, e Kratos, cujo significado usual é governo, ou ordem. Portanto, o sentido mais abrangente da palavra é: governo da natureza. Era nesse sentido que os fisiocratas entendiam aquilo que hoje denominamos de economia. Esses pensadores criam na existência de algo como uma “ciência da ordem natural”, cujo objetivo era o de assinalar correspondências entre a natureza e a vida em sociedade.

O liberalismo econômico ou liberalismo econômico  é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. As teses do liberalismo econômico foram criadas no século XVI com a clara intenção de combater o mercantilismo, cujas práticas já não atendiam às novas necessidades do capitalismo, sendo seu pressuposto básico a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma.

espero ter ajudado


cassiasouzakmk: obrigado
Perguntas interessantes