ENEM, perguntado por Laureanny1066, 1 ano atrás

GOOGLE VERSUS DRAGÃO CHINÊSIndignação. Esse foi o meu sentimento ao ler areportagem "Derrota da liberdade" (31 de março), sobre ofechamento do escritório do Google na China.A interferência do estado na vida das pessoas e a censuraaos meios de comunicação, como o Google, o Facebook,o YouTube e outros são atitudes inadmissíveis nos diasatuais. Se países de regime comunista como a Chinativessem acesso a mais informações, não somente às que ogoverno libera, seriam melhores em todos os aspectos.(Fernanda Oliveira Alves Rocha ,Sete Lagoas. MGRevista Veja, edição 2159, ano 43, no 14, p. 37)A notícia acima retrata a questão do exercício do direito àinformação, relacione-a com a Idade Moderna e marque aopção correta.a) O governo chinês tomou atitudes que o aproximavam doreinado absolutista de Luís XIV, que era personificado pelafrase "O Estado sou eu".b) A notícia constata que os assuntos culturais e políticos naChina são debatidos democraticamente numa grandesemelhança com o "Massacre da Noite de São Bartolomeu".c) A educação, na notícia, é vista como um instrumento deconscientização do povo chinês, que devido ao pequenoíndice de analfabetismo teve a competência intelectual dederrubar a ditadura de Mao no Massacre da Paz Celestial.d)fOs instrumentos virtuais da Internet fortaleceram ogoverno de Pequim, pois esclareceram ao povo chinês queo seu padrão de vida é melhor que o do Ocidente.e)fA notícia demonstra que a estrutura governamentalchinesa não se relaciona com o despotismo do AntigoRegime europeu devido ao seu teor liberal.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

Letra a.

Nota-se a presença, em plenos dias atuais, de formas de governo e domínio implementados por potências chinesas inerentes à séculos muito anteriores ao nosso. Isso porque medidas arcaicas, voltadas para a centralização do poder são evidentes.

A mesma ideia de "O estado sou eu" pode ser notada nessa ação do governo chinês, que atuam controlando o que é visto, compreendido e estudado pelos cidadãos chineses.

Perguntas interessantes