História, perguntado por gracekellyalmei, 1 ano atrás

Golpe militar na América latina

Soluções para a tarefa

Respondido por KALYNEBraga
3
 ditadura militar na américa Latina ocorréu em virtude da bipolarização do Mundo (dois blocos políticos), de um lado o Socialismo e de outro o capitalismo. 
Visando garantir espaço econômico e político os EUA apoaram os golpes militares no Brasil, Argentina e Chile, impetrando uma política de controle absoluto do poder. 
Nesta êpoca, quem era contrário as políticas do governo eram considerados subversivos ou terroristas, sendo presos e torturados. 
Não eram apenas comunistas, diversos empresários e intelectuais da direita também foram presos e torturados, como exempo o hoje Governador de São Paulo José Serra, Padre dom Luciano, Frankilim Martins (que nunca foi comunista) entre outros. 
Os Jornais eram censurados, sendo proibido a divulgação de qualquer notícia contrária ao governo. 
A mais curel de todas foi a ditadura da Argentina, onde os presos políticos eram jogados de aviões sobre o mar, ou mesmo de navios para morrerem afogados ou comidos por tubarões. 
Com o AI-5, o governo militar proibiu qualquer manifestação civil, dando poderes a polícia Federal e ao exército de efetuar prisões de qualquer pessoa, sem expressar motivo, ou dar a ele direito de defesa. 
O regime no Brasil se estendeu até meados da década de oitenta quando a crise econômica fez com que o governo Militar perdesse força, sendo obrigado a promover eleições para presidente. 
Leia o livro, "O que é isso Companheiro? de Fernando Gabeira, ou veja o filme Batismo de sangue. e entenderá mais sobre o que aconteceu.
Perguntas interessantes