Golfinhos e peixes têm forma de corpo semelhante e são dotados de nadadeiras. Apesar da semelhança dessas estruturas, elas têm origem evolutiva distinta, sendo essa situação um exemplo de:
A) convergência evolutiva.
B) divergência evolutiva.
C) órgãos homólogos,
D) seleção natural.
E) mimetismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) convergência evolutiva.
Explicação:
O corpo fusiforme dos golfinhos e dos peixes caracteriza essas estruturas como análogas, uma vez que elas são semelhantes em forma e função, porém não descendem de um ancestral comum. O processo em questão é a convergência evolutiva, na qual pressões seletivas similares levam a formação de estruturas análogas.
Apesar da semelhança dessas estruturas, elas têm origem evolutiva distinta, sendo esta situação um exemplo de convergência evolutiva, opção a.
Evolução convergente:
- Com esse mecanismo, os seres vivos conseguiram se adaptar a outros habitats diferentes dos de seus antecessores, para se assemelhar àqueles típicos de determinados habitats.
- Acontece quando dois grupos de espécies, sejam animais ou vegetais de origem diferente, evoluem em ambientes semelhantes e se tornam muito semelhantes entre si.
- As estruturas análogas são os caracteres gerados pela convergência evolutiva, esses caracteres serão formados por modificações tanto no nível genético quanto no nível molecular.
Causas da evolução convergente
A evolução convergente pode acontecer por diferentes motivos, exemplo: as semelhantes no ambiente, o nicho ou papel que o organismo desempenha em um ecossistema sendo compartilhado.
Saiba mais sobre processo evolutivo aqui:
brainly.com.br/tarefa/14174129
#SPJ2