História, perguntado por Gabigolll2067, 11 meses atrás

) Goiânia, no estado de Goiás, foi palco de um dos principais acidentes ambientais do Brasil. Em setembro de 1987, houve o manuseio de um aparelho de radioterapia abandonado, que continha Césio-137. Este acidente envolveu pessoas de forma direta ou indireta. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, 79 pessoas receberam tratamento ambulatorial, 14 pessoas em estado grave foram encaminhadas para o hospital, sendo que quatro morreram, oito desenvolveram a síndrome aguda da radiação, 14 apresentaram falência da medula e uma sofreu amputação do antebraço. Sobre o acidente de Goiânia, a única sentença FALSA é:

Soluções para a tarefa

Respondido por rosineims
9

Resposta: A resposta correta é a letra: E

Explicação:

Até o momento, as pessoas contaminadas devem ser monitoradas, pois ainda podem desenvolver doenças resultantes da exposição ao Césio-137.

Respondido por vanessafonntoura
3

Sobre o acidente de Goiânia uma sentença falsa é e)Passados mais de  25 anos do acidente, as pessoas contaminadas não precisam  mais ser  monitoradas, já que o risco era momentâneo.

Césio-137, ou radiocaésio é um tipo de isótopo radioativo que pode ser localizado em produtos de fissão nuclear. O acidente de Goiânia do césio-137 é um acidente radiológico que culimou na morte de quatro pessoas.

O acidente aconteceu pelo desmonte de uma máquina de radiologia, feira por catadores de recicláveis, que acabou por deixar o césio exposto que contaminou centelas de pessoas e matou quatro.

Apesar da passagem do tempo, as pessoas contaminadas devem ser continuamente monitoradas porque a radioatividade, apesar de não ter entretanto uma morte direta, pode desenvolver doenças que se relacionam com a exposição do Césio-137.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20891598

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas interessantes