Psicologia, perguntado por josirorato2009, 5 meses atrás

Gobineau foi um convicto adepto da raça como determinante de todos os triunfos e derrotas da história. Em seu título “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas”, publicado em 1855, temos a difusão e o alastramento desse discurso pela civilização ocidental.


FIGUEROA, Amanda Gladyz Blásquez; CAMPOS, Sonia Maria de. Estudo Sócio-histórico e Neuropsicológico da Medicalização Infantil. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.

Sabemos que Gobineau foi um intelectual eugênico. Diante do exposto e de nossos estudos na disciplina, avalie as afirmações sobre a teoria de Gobineau (conhecida como gobinismo) e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
Na hierarquia racial traçada por ele, os negros ocupariam a parte inferior da escala, seguidos pelos chineses e asiáticos.

Alternativa 2:
Para ele a construção de qualquer civilização está relacionada com as suas crenças, dessa forma a raça seria um fator coadjuvante.

Alternativa 3:
Para ele, os negros seriam os antepassados de todas as raças e a cultura indígena seria a única capaz de trazer civilização a uma sociedade.

Alternativa 4:
Gobineau acreditava que o casamento entre pessoas arianas e de raças inferiores seria a única forma de recuperar e perpetuar uma raça ariana digna.

Alternativa 5:
Gobineau discorda das afirmações de Chamberlain, para ele a raça ariana estava extinta, e dessa forma, uma nova raça com os negros seria a recuperação da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por liapinheirocarvalhod
0

Resposta:

Alternativa 1

Explicação:

Pagina 20 e 21 do livro da disciplina

Respondido por Guimasf
0

Gobineau condenava a miscigenação e a raça ariana seria a única raça "perfeita". A alternativa 1 está correta.

Gobineau

Gobineau descreveu o Brasil como atrasado por causa da mistura de raças. A miscigenação seria sempre degenerada, trazendo apenas defeitos aos descendentes. Classificava os "mestiços" como raça inferior e degenerada. Descrevia que para as raças inferiores e mestiças não haveria possibilidade de progresso.

Essa corrente teve adeptos no Brasil, que a utilizaram para justificar as hierarquias, racismo e diferenças. Também serviu como justificativa para a dominação feudal, a dominação do Imperialismo e do capitalismo sobre a Ásia, América Latina e África e a dominação dos capitalistas sobre a massa trabalhadora.

Leia mais sobre eugenia: https://brainly.com.br/tarefa/9909691

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes