gmt me ajudaaaaa , ANOTE ABAIXO AS PRINCIPAIS REGAS DESSES JOGOS
DAMA
TRILHA
MANCALA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Jogo de Damas
Orientações e regras
A grande diagonal escura fica à esquerda do jogador, (a primeira “casinha do lado esquerdo é escura)”.
As peças são colocadas nas casas escuras.
O lance inicial é sempre das brancas.
A pedra só anda para frente, uma casa de cada vez.
A pedra e a dama tomam tanto para frente como para trás.
A dama e a pedra têm o mesmo valor, tanto para tomar quanto para ser tomada.
A tomada é obrigatória e não existe sopro.
Peça tocada é peça jogada.
A dama anda para frente e para trás quantas casas puder.
Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório tomar o maior número de pedras.
Durante uma tomada à peça que apenas passar pela casa de coroação, não será promovida a dama.
Ganha a partida o jogador que tomar todas as peças do adversário ou deixa-las sem movimento possível.
A partida será empatada quando: a) Os parceiros concordarem com o empate, b) Ocorrerem vinte lances sucessivos de damas, sem tomada ou movimento de pedra.
O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
Jogo mancala
O tabuleiro do mancala conta com 14 espaços ou orifícios dispostos seis em cada lado e um em cada extremo do tabuleiro. Os seis espaços de cada lado correspondem a um jogador, bem como o armazém da extremidade direita.
Um dos jogadores distribui quatro sementes em cada uma das casinhas. Os dois armazéns ficam vazios, pois serão usados para colocar as sementes capturadas. Para decidir quem começa o jogo, um dos jogadores esconde uma semente em uma das mãos. Se o adversário adivinha a mão que a esconde, começa o jogo.
Por turnos, o primeiro jogador pega as quatro sementes de uma das seis cavidades e “semeia” de uma em uma a começar pela casinha seguinte à sua direita. O movimento se faz em sentido anti-horário, sendo conhecido como movimento de semeadura.
Se, ao mover as peças, termina em seu armazém, joga de novamente. Do contrário, termina seu turno, dando vez ao outro jogador. Além disso, tenha em conta:
Se você passa pelo armazém do seu adversário, durante a semeadura, não tem que colocar peças nela. Você só pode colocar sementes no seu próprio armazém.
Se a última peça da semeadura ocupa uma cavidade vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da cavidade oposta e a sua própria. Todas essas sementes capturadas são colocadas diretamente em seu armazém.
O jogo termina quando um jogador não tem mais sementes para semear. Neste caso, o outro jogador tem direito de capturar as sementes. O jogador que tiver capturado mais sementes é o ganhador.
Me desculpa não sei que jogo é trilha. Mas espero ter ajudado um pouco! :)
Resposta:
1. O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
2. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças (um "moinho") sobre o tabuleiro, tem o direito de escolher uma peça inimiga para remover, desde que essa peça não faça parte de um moinho inimigo. Não pode ir e voltar no mesmo moinho.
3.os jogos de Mancala possuem uma sequência de regras geral de jogo em comum de pegar todas as sementes de uma cavidade (a estratégia), então semear as sementes uma de cada vez de uma cavidade, e captura baseada no estado do tabuleiro. Isto leva à frase em português "Contagem e Captura" algumas vezes usada para descrever as regras. Apesar dos detalhes se diferenciarem substancialmente, esta sequência geral se aplica a todos os jogos.
Explicação: