História, perguntado por gyanna51, 1 ano atrás

glr pfv me ajuda ai.. no caderno ta: explique divesão fisica e politicaq ocorreu em Berlim apos a segunda guerra mundial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por leafoxy5
2

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha (assim como Berlim) foi dividida em duas partes, a parte Ocidental (capitalista) e a parte Oriental (comunista). A parte Ocidental vigorava uma forma democrática de governo, sob a qual as pessoas tinham liberdade de opinião e outros direitos, além disso, a economia desse lado voltava a crescer com a ajuda do Plano Marshall.

Já a parte Oriental não tinha o mesmo desenvolvimento e seu governo não respeitava as liberdades públicas. Como resultado da falta de liberdade, muitas pessoas começaram a fugir da parte Oriental para a Ocidental. Com o objetivo de impedir as fugas de seu território, o governo da parte Oriental instalou cercas de arame farpado, campos minados, cães de guarda, torres de vigilância e muitos soldados ao longo de sua fronteira com a parte Ocidental.

Entretanto, Berlim tinha características especiais. Estava situada no interior da Alemanha comunista, mas sua parte ocidental ficava sob controle das potências capitalistas. Dessa forma, as fugas continuaram de Berlim Oriental para Berlim Ocidental.

Em 1961, o governo soviético determinou o bloqueio completo dos acessos a Berlim Oriental. Em apenas uma noite, foram erguidas cercas acompanhadas de 302 torres de observação, redes eletrificadas com alarmes e outros mecanismos antifuga na fro the que dividia a cidade em duas. Posteriormente, foram erguidos uma série de muros que ficaram conhecidos como "O Muro de Berlim".

Desculpa o texto enorme, resumo não é meu forte. Espero ter ajudado com algo!


gyanna51: obgdaaaaa❤
Perguntas interessantes