Psicologia, perguntado por cidinhaqrazinha, 1 ano atrás

globalização, estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
13

A globalização afeta a produção de identidades nacionais pois se trata de uma situação onde as distancia entre os lugares do mundo é minimizada. Os países e localidades encontram-se interligados a outros Estados , locais e suas questões e culturas, de maneira a dificultar a construção do sentimento de pertencimento ao lugar, que o diferencie dos outros.

 

Num mundo como o nosso, as crianças aqui no Brasil vão construindo esse sentimento de pertencimento ao Brasil e à cultura brasileira aprendendo outras culturas simultaneamente: o inglês, assistindo a filmes e recebendo informações sobre outros países e a vida nesses outros países de maneira a saberem as vezes mais informações sobre esses outros lugares do que sobre o pais que vivem.

 

Os medos, os valores, as angustias frequentemente se assemelham às de outros países e não pertencem à realidade de seu pais. Uma coisa interessante de se pensar nisso é quanto à angustia que alguém pode sentir aqui no Brasil por um conflito do outro lado do mundo enquanto existam tantos problemas que não são reconhecidos internamente. Há uma identificação com outras questões que não as próprias.

 

Quanto ao Estado, se torna complexo governar quando não só as idéias e valores encontram-se externos, mas quanto o próprio capital e as próprias empresas e interessas destas encontram – se para fora.

 

Produzir não é mais algo que se faz aqui. Cada parte de um produto provem de um lugar, qual papel um Estado nacional assume nesse processo? As matérias– primas? A parte mais tecnológica? Ou a produção inteira a preços baixíssimos para poder atrair as fabricas dos mais distantes lugares?

 

Além dessa questão, o Estado, responsável pela produção dessa identidade, desse sentimento de pertencimento e extremamente na produção cultural.

 

Num mundo globalizado onde a tecnologia nos coloca presentes dentro de tantas outras culturas, onde a industria cultura fatura milhões e insere valores, fica difícil ate mesmo para a educação – principal braço de criação de determinada cultura estatal – dar conta de produzir essa identidade, esse sentimento de pertencimento com valores locais.

Perguntas interessantes