Globalização e sua relação com os jovens
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fenômeno da globalização vem provocando transformações radicais na economia, na sociedade e, consequentemente, no comportamento das crianças e jovens da nossa sociedade. Desde a Segunda Guerra Mundial, o núcleo familiar tem se alterado muito culturalmente, assim como o conceito e compreensão sobre o que é a infância. Antigamente, entendia-se que as crianças tinham que simplesmente obedecer. Hoje em dia, observa-se que, dentro de casa, os filhos são questionados, são convidados a participar e a dar sugestões sobre vários aspectos da vida cotidiana. Pode ser desde as compras de um simples alimento, um móvel ou um equipamento eletrônico. As crianças e jovens participam de tudo, possuem muitas informações cada vez mais cedo e observa-se claramente que um dos fatores estimuladores nesse cenário é a influência da mídia.
O mundo globalizado vem interferindo diretamente na forma de viver das crianças e adolescentes e isso ocorre independentemente do nível socioeconômico deles. Como todos têm, de alguma forma, acesso à mídia, o modo como a informação chega a eles provoca sérias mudanças em seu comportamento. Um aspecto muito negativo identificado é o fato de a própria criança ou jovem se sentir à margem porque não tem produto X ou Y que chega ao seu conhecimento por meio dos veículos de comunicação.
Um grande desafio encontrado na atualidade é como lidar com esta questão nos ambientes escolares, tendo em vista que, em geral, as próprias instituições não estão alfabetizadas economicamente para orientar as crianças e jovens. Educar economicamente não era tema curricular, já que o contexto em que se vivia não solicitava constantes tomadas de decisões econômicas tão cedo. Hoje, ao contrário, o contexto de globalização solicita novas alfabetizações: a digital, a política e a econômica. Esta necessidade apoiada na atualidade precisa envolver a família, já que ela é a responsável por dar dinheiro para a criança, e precisa envolver também outros agentes de socialização.
Explicação: