Globalização e desenvolvimento desigual
Para as grandes corporações transnacionais, tornou-se fundamental controlar as fontes de matéria-prima, assim como manter o domínio sobre os mercados consumidores já conquistados.
Para tanto, os investimentos no exterior cresceram em ritmo acelerado. Muitos países viram com bons olhos a chegada do capital internacional, que desencadeou um processo de industrialização tardia em amplas áreas da América Latina e da Ásia.
Expectativas
As empresas transnacionais tornaram-se agentes centrais da globalização, já que suas redes produtivas, comerciais e administrativas estenderam-se por todo o globo. Elas diluíram fronteiras e aproximaram povos e culturas distintas, porém apropriaram-se da maior parte dos lucros decorrentes da exploração dessas novas áreas. Esse fato frustrou muitos países, que esperavam que a industrialização trouxesse uma aceleração na taxa de crescimento das suas economias e, ao mesmo tempo, uma redução das desigualdades sociais.
Globalização e pobreza
Inúmeros fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento de um país. Entre eles, é possível destacar a capacidade de crescimento da produtividade da economia, ou seja, a capacidade de gerar aumento da riqueza através da quantidade de trabalho empregada no processo produtivo.
Hoje a expansão da produtividade encontra-se diretamente relacionada ao progresso tecnológico, o que significa que a disparidade entre os países em termos de produção por pessoa aumenta na medida em que crescem as diferenças tecnológicas entre eles.
Essa situação provoca uma distorção no processo de geração e de apropriação da riqueza em nível mundial. Os países ricos, os que contam com maior desenvolvimento tecnológico, produzem mais e com menor custo, apropriando-se de uma parcela cada vez maior da riqueza. Tal cenário progrediria para uma polarização mundial da riqueza e da pobreza. Geograficamente, ela se manifesta, sobretudo, na oposição entre o Norte rico e o Sul pobre.
Fluxos migratórios atuais
O desenvolvimento da economia informacional na era da globalização foi acompanhado pela aceleração das desigualdades e pela exclusão social, já que privou um número crescente de indivíduos do direito ao trabalho no contexto da economia capitalista. Esse contingente imenso foi condenado ao subemprego ou ao desemprego, sem possibilidade de ser novamente incluído no mercado de trabalho: uma faceta dramática da globalização. Segundo vários analistas, a deterioração das condições de vida nas áreas onde não há atrativo à nova economia contribuiu para os crescentes fluxos migratórios Sul-Norte. Grande número de indivíduos emigrou dos países pobres em busca de melhores condições de vida.
1. Após leitura atenta do texto responda: por qual razão as empresas transnacionais tornaram-se agentes centrais de globalização?
a) Pelo fato de suas redes produtivas, comerciais e administrativas estenderem-se dentro dos países europeus com maiores fluxos migratórios.
b) Pelo fato de suas redes produtivas, comerciais e administrativas estenderem-se por todo o globo.
c) Por possuir funcionários de confiança, e responsáveis por disseminar os ideais de seus superiores, nos diversos países das Américas do Norte, Central e do Sul.
d) Pelo poder de influenciar a população mundial utilizando, exclusivamente, a televisão, pois esta tem um alcance maior que os outros meios de comunicação.
e) Porque tais empresas investiram de forma maciça em marketing e nos digitais influencers.
2. Atualmente, de acordo com o texto, a expansão da produtividade está diretamente relacionada
a) ao progresso tecnológico.
b) ao aumento no número de home office.
c) ao crescente número de profissionais com nível superior.
d) à diminuição no valor pago pela mão de obra.
e) à flexibilização das leis trabalhistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
A) pelo fato de suas redes produtivas, comercias e administrativas estenderem- se dentro dos países europeus com maiores fluxos migratórios
gab17amc:
Muito Obrigada!!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás