Biologia, perguntado por gloriastf3, 9 meses atrás

Glicólise é um processo bioquímico em que a molécula de glicose (C6H12O6),proveniente da alimentação, é degradada em uma série de reações catalisadas por enzimas, gerando duas moléculas de ácido pirúvico ou piruvato (C3H4O3), e energia conservada na forma de ATP e NADH. A glicólise é a primeira etapa do processo de respiração celular, e ocorre no hialoplasma da célula. Em relação a Gligólise é possível afirmar que: * a) A Glicólise ocorre em 10 etapas, sendo que as primeiras 5 etapas constituem a fase preparatória com consumo de 2 ATP, e demais etapas constiuem a fase de pagamento de onde provém o ganho de energia. b) A produção líquida de ATP, piruvato, e NADH quando uma molécula de glicose passa pela glicólise é de 4 ATP, 2NADH e 2 FADH c) O 2-fosfoglicerato é a uma das produtos finais da glicólise. d) É uma sequência de nove reações químicas separadas e catalisadas por enzimas, converte uma molécula de glicose em uma molécula de piruvato. e) A primeira etapa da glicólise onde a glicose é ativada para as reações subsequentes, pela fosforilação da glicose formando glicose-6-fosfato, catalisada pela Hexoquinase é considerada reversível.


nataliaoliveira02029: QUAL A RESPOSTA

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
3

A resposta é:

b) A produção líquida de ATP, piruvato, e NADH quando uma molécula de glicose passa pela glicólise é de 4 ATP, 2NADH e 2 FADH

A glicólise pode ser compreendida como sendo um processo de quebra da molécula de glicose em duas moléculas menores, por causa disso é um procedimento vital  para a produção de energia dos organismos, sendo que  ocorre em duas fases.

É importante lembrar-se de que a glicólise é a  etapa anaeróbia da respiração celular.

A glicólise se desenvolve no citosol e diz respeito a aproximadamente dez reações químicas diferentes, que atuam especificamente na quebra da molécula de glicose (C6H12O6) em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3).

Perguntas interessantes