Gilberto Freyre foi dos primeiros estudiosos brasileiros a explorar os anúncios de jornal como fontes históricas. Ele mostroucomo tais textos nos permitem conhecer as relações sociais existentes em determinado momento e lugar, as característicasdos trabalhadores e suas condições de trabalho.Considerando esse contexto, leia os anúncios de jornal abaixo.Aluga-se ou vende-se uma boa escrava, muito prendada, faz crochê, costuras, doces, lava, engoma e cozinhaperfeitamente: tem uma filha de oito anos, ingênua; quem a pretender dirija-se à rua Halfeld, n. 32, loja.O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 17/04/1883.Aluga-se duas escravas, um moleque e um rapaz carpinteiro. Quem os pretender dirija-se à rua da Imperatriz, n. 32,Armarinho do Queiroz, junto ao Hotel Português.O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 11/10/1883.Uma família pequena precisa de uma criada de cor, livre ou escrava, que cozinhe perfeitamente o trivial e que saibacom presteza e asseio fazer os arranjos da casa. Para informações (...) rua Direita n. 18.O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 02/02/1884.Precisa-se de um cozinheiro, de conduta afiançada; branco ou de cor, livre ou escravo, para a casa do Dr. EloyOttoni, na rua da Imperatriz, n. 8.O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 04/10/1883.a) IDENTIFIQUE o nome, o local e as datas da fonte histórica utilizada e estabeleça relações entre tais informações e asituação política do sistema escravista no Brasil da época.b) Homens, mulheres e também crianças integravam o mercado de trabalho no oitocentos. EXPLIQUE o que era uma criança"ingênua", como a nomeada no primeiro anúncio. c) COMPARE os elementos fornecidos pelo conjunto de anúncios, com o objetivo de CARACTERIZAR o tipo de trabalhadorese as formas de utilização da mão-de-obra, no mercado de trabalho urbano do Brasil de meados da década de 1880.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A. O nome do periódico é O Farol, jornal publicado em Juiz de Fora, cidade que na época era província de Minas Gerais. Os jornais foram publicados em 1883 e 1884.
É possível notar nos anúncios a venda de escravos, pois o jornal O Farol era muito conhecido na cidade de Juiz de Fora, sendo ela uma das grandes produtoras de café. Por isso tinha um grande número de escravos.
B. Criança ingênua diz respeito aquela criança que não era escrava.
C. Os tipos de trabalhadores eram do meio urbano, na qual misturavam-se brancos e negros para exercer as mesmas funções. Dessa forma trabalhavam homens livres e escravos no mesmo lugar.
Abraços!
Explicação:
homens mulheres também crianças integravam o mercado de trabalho no 800 explique o que era uma criança ingênua com nomeada no primeiro anúncio