Filosofia, perguntado por guilherme12407, 7 meses atrás

Giges era um pastor de ovelhas a serviço do rei da Lídia. Em consequência de uma grande tempestade e de um terremoto, o solo tinha se fendido e uma grande abertura tinha se formado no lugar onde ele apascentava seu rebanho. Admirado com o que via, desceu pela abertura, e conta-se que, entre outras maravilhas, viu um cavalo de bronze, oco, com portinholas e, tendo passado a cabeça através de uma delas, viu um homem que estava morto, segundo toda a aparência, e cuja estatura ultrapassava a estatura humana. Esse morto estava nu; tinha somente um anel de ouro na mão. Giges o pegou e saiu. Ora, tendo-se reunido os pastores como de costume para fazer ao rei o seu relatório mensal sobreo estado dos rebanhos, Giges veio à assembleia, trazendo no dedo o seu anel. Tendo tomado o lugar entre os pastores, girou, por acaso, o anel de tal modo que a pedra ficou do lado de dentro de sua mão e, imediatamente, ele se tornou invisível para os seus vizinhos, e falava-se dele como se tivesse partido, o que o encheu de espanto. Girando de novo o seu anel, virou a pedra para fora e imediatamente tornou a ficar visível. Atônito com o efeito, ele repetiu a experiência para ver se o anel realmente tinha esse poder, e constatou que, virando a pedra para dentro, tornava-se invisível; para fora, visível. Tendo essa certeza, fez-se incluir entre os pastores que seriam enviados até o rei como representantes. Foi ao palácio, sequestrou a rainha, atacou e matou o rei; em seguida, apoderou-se do trono, começando uma longa dinastia. (Platão. A

República, II, 359b-360) A partir dessa estória narrada por Platão, responda as questões que se seguem:

1. Nesse texto, Platão apresenta a importância e necessidade da ética para uma boa convivência na sociedade, pois, segundo ele, a ética é capaz de: *

a. Educar a natureza do homem para que este possa conviver bem em sociedade.

b. Proporcionar ao homem o poder de negar sua natureza em favor da convivência social.

c. Obrigar os homens a terem empatia uns pelos outros na vida social.

d. Definir um modo de vida que exalta a vontade individual em detrimento da vida coletiva.

e. Camuflar a má inclinação da natureza do homem para que pareça bom aos seus semelhantes.

 

Esta pergunta é obrigatória

2. Giges parecia ser um homem bom e justo até encontrar aquele anel precioso e tomá-lo para si. Isso ocorreu basicamente porque: *

a. O poder do anel transformou Giges em um super-homem.

b. O anel corrompeu a bondade daquele pobre pastor de ovelhas.

c. A invisibilidade permitiu que Giges pudesse agir de acordo com sua própria natureza.

d. A capacidade de ser invisível fez com que Giges despertasse de sua tolice.

e. Giges passou a entender que a verdadeira justiça era respeitar seus próprios desejos.

3. Considerando a maneira como Platão percebia a natureza humana, assinale a alternativa que mais se aproxima do seu pensamento. *

a. “o homem é bom, mas a sociedade o corrompe”. Rousseau

b. “não há maior prova de amor, que doar a vida pelo amigo”. Jesus

c. “A bondade é uma linguagem que o surdo consegue ouvir e o cego consegue ler”. Mark Twain

d. “o homem conduzido pela ética é o melhor dos animais, quando sem ela é o pior”. Aristóteles

e. “Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade”. Ludwig Beethoven

4. “Quer conhecer um homem, dê-lhe poder”, sintetiza a mensagem da estória de Giges, porque demonstra que: *

a. O homem tem uma natureza boa, mas acaba agindo mal com os outros homens.

b. Todo poder, obrigatoriamente torna o homem injusto com seus semelhantes.

c. O poder dado ao homem o autoriza naturalmente a praticar a injustiça para mantê-lo.

d. O poder permite ao homem agir de acordo com sua natureza, quase sempre inclinada para o mal.

e. O verdadeiro poder é aquele que proporciona a justiça e a igualdade entre os homens.

5. A ética é a única e melhor maneira de convivermos bem em sociedade. Ela cria em nós uma segunda natureza capaz de se sobrepor a nossa inclinação natural de praticar o mal. Ser ético nos permite praticar a empatia que, em sentido geral, significa: *

a. Capacidade impedir o crescimento do outro em favor do seu próprio crescimento.

b. Ato de colocar-se no lugar do outro para julgá-lo de suas boas e más ações.

c. Capacidade de colocar-se na situação do outro, promovendo a aproximação entre o bem que deseja para si e o bem que deseja para o outro.

d. Capacidade de colocar-se no lugar do outro para promover a transformação de sua condição humana, afetiva, social e econômica.

e. Ação de praticar o bem ao próximo para demonstrar sua natureza bondosa com os menos favorecidos, promovendo a justiça social.

Soluções para a tarefa

Respondido por hananaskunanis
5

Resposta:

1º) A

2º) C

3º) D

4º) D

5º) C

Explicação: Minha prova era a mesma, ai pedi o gabarito da minha amiga inteligente. É isso.

Respondido por JessicaMeiraSouza
1

Resposta 1 alternativa A, Resposta 2 alternativa C, Resposta 3 alternativa E, Resposta 4 alternativa D, Resposta 5 alternativa C.

A ética vem como uma regra implícita no subconsciente do ser humano, educando sua natureza de forma a seguir regras que o farão conviver bem em sociedade.

Porém o homem carrega dentro de si uma natureza muitas vezes ruim, e quando a ética não se faz necessária ou quando o poder sobrepõe essa ética ele deixa que sua natureza ruim desperte e prioriza seus desejos.

Platão vê a natureza humana como degenerada, tendo a razão como ponto libertador e é através dessa razão que passará a enxergar a verdadeira bondade. Podendo assim exercer a empatia de forma natural.  

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