Giberilina etileno citocinina e ácido abscisico explique cada uma
Soluções para a tarefa
Giberilina
Giberilinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ação na região da raiz.
Algumas aplicações práticas das giberelinas:
· Giberelinas podem ser usadas na quebra de dormência de sementes
· Podem ser usadas para antecipar a produção de sementes em plantas bienais.
· Podem causar o desenvolvimento de frutos partenocárpicos
· Estimulam o florescimento de plantas de dia longo
Etileno
Entre os fitormônios, existe um de natureza gasosa chamado etileno, que é um hidrocarboneto.Responsável por controlar o crescimento e também agir como hormônio, é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento.
O etileno tem diversos efeitos, dentre eles consta o amadurecimento de frutos, a queda de frutos e folhas, podendo até determinar o sexo de algumas flores de espécies de plantas;
Apresenta grande facilidade de distribuição pelas estruturas das plantas, em plantas que habitam regiões de clima temperado, a produção de etileno aumenta na medida em que a produção de auxina diminui, junto queda das folhas, ajuda a evitar a perda de água.
Pode ser tanto uma ajuda como um problema para agricultura, já que alguns produtores preferem manter os alimentos sem estar maduro para a venda. O etileno também é responsável por amolecer a parte carnosa das frutas, como por exemplo das bananas, que tem uma grande interação com esse gás, por isso apodrecem rápido.
O etileno inativa uma proteína que atua como inibidora, fazendo então com que a resposta ocorra. Na ausência do etileno, a CTR1 inibe a formação dos fatores de transcrição que irão regular a expressão de genes de resposta ao etileno na planta.
Citocinina
Hormônio que se caracteriza por atuar em regiões onde ocorre intensa divisão celular. É abundante em sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e nas extremidades das raízes. Assim, atua como regulador do crescimento vegetal, normalizando seu desenvolvimento.
Apresenta ação antagônica à auxina em relação ao desenvolvimento das gemas laterais no caule da planta. Enquanto a auxina produzida pelo ápice do caule inibe o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo a planta crescer para o alto; a citocinina produzida nas pontas das raízes estimula as gemas laterais a se desenvolverem.
Outra ação interessante deste fitormônio se
refere à capacidade de promover a retenção de substâncias, como aminoácidos,
dentro das células, contribuindo, assim, para retardar seu envelhecimento. É
muito utilizado em floriculturas e no transporte de hortaliças.
Ácido abscísico
Esse fitormônio produzido pelas folhas, coifa e caule e transportando pelo xilema e floema apresenta diversas funções, como a de dormência nas sementes, conservando-as.
O ácido abscísico atua como inibidor de crescimento, ajudando as plantas, pois no frio intenso elas não teriam energia suficiente para conseguir produzir glicose capaz de suprir o desenvolvimento necessário, sendo assim só é possível a sobrevivência a esse inverno rigoroso graças a esse fitormônio, que diminui o metabolismo dessas plantas, poupando-as.
Além disso, outra função importantíssima do mesmo é interferir no funcionamento dos estômatos, se a planta estiver passando por estresse hídrico, o ácido abscísico vai entrar em ação: para que se evite a planta perder água por transpiração os estômatos vão se fechar em função dessefitormônio.
O ácido abscísico vai drenar o K de dentro dos estômatos e com a saída do potássio sai também a água de dentro dessas células, consequentemente essas células acabam ficando murchas, fechando o poro que permitia a saída de água na forma de vapor, ficando então tudo bem.
O etileno é um hormônio gasoso que atua no amadurecimento dos frutos.
A citocinina atua na divisão celular do vegetal. Também provoca efeito anti-senescente ( anti envelhecimento) mantendo a cor verde da planta.
O ácido abscísico exerce função de hormônio ''anti-estresse'', permitindo a planta suportar condições ambientais ruins. Inibe a germinação de sementes.