História, perguntado por joaovictor0187, 5 meses atrás

"Getúlio Vargas paira entre palavras e imagens. Em um dos quadros, sorridente, ladeado de escolares também sorridentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado, um menino empunha a bandeira nacional. Os textos são todos conclamativos e supõem sempre uma voz a comandar o leitor infantil e a incitá-lo para a ação. A mesma getulização dos textos escolares se faz presente na ampla literatura encomendada pelo DIP [...]"

Alcir Lenharo. Sacralização da política, 1986.

A) de acordo com o texto, a imagem que a população brasileira daquele momento criou do Getúlio Vargas, foi uma montagem? explique

B) Que outras medidas propostas pelo governo ajudaram no processo de "getulização"?

C) essa imagem descrita pelo autor é compatível com a imagem de um ditador? por que era fundamental a construção de outra imagem do Getúlio Vargas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
1

A respeito de Vargas como líder populista, podemos falar sobre:

a) A imagem de Getúlio Vargas pode ser considerada literalmente uma fotografia, visto que a fotografia capta um aspecto de um ambiente completo, o populismo deste "presidente" brasileiro o deu este carisma que o fez ser, mesmo depois de deposto, eleito democraticamente.

b) Sobre a “getulização” é possível observarmos os meios controlados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, sendo tanto a literatura quanto a rádio, com o programa "hora do Brasil", que desenvolveu a imagem de um líder para sua nação, sendo esta nação dependente deste líder emblemático.

A imagem de Vargas não é totalmente compatível à imagem de um ditador, tanto por isto o chamamos populista antes de tudo, porém, após a Segunda Guerra Mundial, a pressão mundial pela democratização fez com que os brasileiros que lutaram uma guerra contra ditaduras europeias, chegam ao Brasil e veem semelhante coisa ocorrendo.

c) Assim, Vargas precisaria de uma outra imagem de si, uma forma de ser populista e não parecer autoritário. Era ainda considerado mãe dos ricos e pai dos pobres, por ser gentil e rígido, respectivamente.

Vargas, mãe dos ricos e pai dos pobres

Vargas realizou papel importante como "líder da nação brasileira", porém, como deixamos um grifo com aspas em seu "título" de liderança nacional, conseguimos compreender seu caráter autoritarista.

Vargas precisava ser temido e respeitado por suas ações, assim, era tão autoritário quanto populista.

Complemento sobre Vargas: https://brainly.com.br/tarefa/28170639

#SPJ1

Perguntas interessantes