História, perguntado por girlaine123, 1 ano atrás

Getulio vargas foi o presidente que mais tempo governou o brasil, durante a republica mas sabemos que entre o período de 1930 e 1945 manteve-se no pode de forma inconstitucional explique essa afirmação

Soluções para a tarefa

Respondido por ALAN200479
1

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 1935, diversos militares de baixa patente (soldados, tenentes, sargentos) ligados à Aliança Nacional Libertadora – organização comunista criada por Luís Carlos Prestes – insurgiram-se em três capitais de estado do Brasil: Belém, Recife e Rio de Janeiro. O objetivo do levante era promover uma ação revolucionária coordenada contra o então governo democrático de Getúlio Vargas, iniciado em 1934, com a promulgação da Constituição aprovada no mesmo ano. Com exceção de Belém, onde o levante teve duração um tanto maior, chegando a evoluir para um “governo revolucionário”, os outros focos foram rapidamente debelados, e seus líderes (civis e militares), presos.

Respondido por Pepino0Breve
1

Em 1930 ele deu um golpe da República do Café com Leite, que mantinha o poder sempre entre São Paulo e Minas Gerais, com a ajuda dos militares em 1930 o poder foi passado à Vargas, que disse que ia chamar eleições e mentiu.

Em 1934, foi aprovada uma nova constituição que fazia o voto ser secreto, dava às mulheres o direito de voto, ensino primário obrigatório e várias leis trabalhistas.

Em 1937, Getúlio, devido aos documentos do Plano Cohen, conseguiu dar um novo golpe. Ele derrubou a constituição, fechando o congresso nacional, centralizou o poder e acabou com os partidos políticos. Isso foi até 1945, onde os militares deram um golpe em Getúlio e fizeram novas eleições diretas.

Perguntas interessantes