Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil no ano de 1930, prometendo organizar a economia e a política nacional e, por meio de uma nova Constituição, convocar novamente eleições para o país.
A respeito desse período, que ficou conhecido como Governo Provisório (1930-1934), analise as afirmativas.
I- Vargas esforçou-se para conciliar os interesses de tenentes, de representantes da classe média urbana e das oligarquias rurais.
II- Os tenentes adquiriram representatividade política no país, fator esse corroborado com a nomeação de alguns tenentes como interventores de alguns estados.
III- Durante seu governo provisório, Vargas não deu atenção às questões sociais, concentrando-se apenas na reorganização político e econômica do país.
IV- Somente em 1933, Vargas convocou eleições indiretas para presidente e não teve muita dificuldade em permanecer no cargo.
Soluções para a tarefa
I. esta CORRETA pois no inicio de seu governo, tentou conciliar os interesses de membros da oligarquia rural cafeeira, que mesmo sendo destituída, controlava a atividade econômica mais importante do país, e os interesses das classes médias urbanas, nomeando tenentes para representá-los
II. esta CORRETA pois os tenentes eram nomeados por Vargas para a administração dos estados
III. esta ERRADA pois Vargas deu atenção as questões sociais também, pois sabia que se não desse, ocorreriam mais revoltas, oque desestabilizaria seu governo, mesmo que provisório
IV. esta CORRETA pois assim que foi eleito, a partir de eleições indiretas,ou seja, sem participação popular, começou seu governo constitucional em 1933
SENDO ASSIM:
A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA (C)