Gestão estratégia de pessoas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gestão estratégica de pessoas é a abordagem usada pela área de Recursos Humanos e lideranças para analisar e definir as ações necessárias para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Essa gestão estratégica visa melhorar os resultados individuais e da organização.
Explicação:
Existem muitos componentes que podem ser incluídos em uma estratégia geral de negócios. Porém, não podemos esquecer o ativo fundamental de qualquer empresa (e que sempre reforçamos): as pessoas. Por isso mesmo, a gestão de pessoas também deve ser um elemento-chave no planejamento a longo prazo.
Assim, a gestão estratégica é a união entre o RH estratégico e o desenvolvimento e treinamento de funcionários, visando um capital humano muito mais evoluído e alinhado aos objetivos organizacionais. Ela também tem como objetivo analisar os colaboradores e determinar as ações necessárias para realizar a melhoria dos mesmos e aumentar seu valor à empresa.
É nela que você vai conseguir responder perguntas como "Como identificar, usar e desenvolver o capital intelectual dos colaboradores? Quais são as oportunidades e ameaças desses profissionais competentes? Como eles ajudarão você a atingir as metas de sua organização? Todos estão atendendo às expectativas? Como está a performance deles? Como podem causar o maior impacto em sua organização?"
De forma que a estratégia na gestão de pessoas passa por todo um ciclo do colaborador dentro da empresa, envolvendo ações tanto no recrutamento e seleção, quanto em saúde ocupacional, departamento pessoal, a própria comunicação interna e até mesmo a demissão e desligamento do funcionário.
Quando aplicada, alguns de seus benefícios são:
Maior satisfação no trabalho.
Melhores taxas de satisfação do colaborador.
Gerenciamento eficiente de recursos.
Uma abordagem proativa no gerenciamento de funcionários.
Aumento da produtividade com a execução de metas e estratégias bem estabelecidas.
Vantagem competitiva (que não representa só o desempenho financeiro ou investimentos realizados, mas também em entender e coordenar os talentos que compõem a organização)