“Gerir talentos se tornou um ponto crítico para as empresas brasileiras. Curiosamente, isso se dá, por um lado, pelo bom momento vivido pelo Brasil – forte crescimento econômico, alta competitividade, aquecimento do mercado etc. – e, por outro, pela escassez de mão de obra qualificada – nas palavras de um executivo, um verdadeiro “apagão de talentos”. Um estudo feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado no início do ano passado, dava conta do quadro: de cada dez brasileiros que procuram trabalho, oito não conseguem emprego por falta de qualificação adequada. Se a isso somar-se um cenário, como é o caso brasileiro, que vem batendo recordes históricos de criação de postos formais de trabalho, teremos um quadro surreal, com nuances de uma tragédia anunciada.” (Carlos Neves, editor chefe da Revista T&D Inteligência Corporativa, fev/mar 2011). Considerando esse cenário e as atividades desenvolvidas pela atual área de Captação e Seleção de Talentos das organizações, analise as afirmativas a seguir e responda: I. I.Diante da importância e da dificuldade de se identificar talentos, é fundamental que essa área desenvolva suas atividades de forma centralizada, pois, caso contrário, as demais áreas poderão não dar a devida atenção a um assunto tão preocupante para as grandes organizações. II. II. Considerando que esse “apagão de talentos” pode ter um impacto negativo no crescimento das empresas brasileiras, é preciso que essa área atue de maneira mais estratégica, procurando agir de maneira mais reativa e escolhendo seus profissionais com foco exclusivo no cargo que eventualmente ocuparão, minimizando assim poseis erros nos processos de seleção. III. III. Esse cenário demonstra a necessidade dessa área atuar de acordo com os paradigmas mais modernos, adotando uma visão voltada para o presente e para o futuro, escolhendo os profissionais que apresentarão o melhor conjunto de conhecimentos, experiências e comportamentos que agregarão valor às estratégias estabelecidas pelas organizações, e preocupando-se com a retenção dos mesmos. RESPOSTA CORRETA III
Soluções para a tarefa
Apenas a III.
I) Diante da importância e da dificuldade de se identificar talentos, é fundamental que essa área desenvolva suas atividades de forma centralizada, pois, caso contrário, as demais áreas poderão não dar a devida atenção a um assunto tão preocupante para as grandes organizações.
FALSO. Na verdade, a centralização das atividades nesta área pode dificultar a tomada de decisão sobre treinamentos.
II) Considerando que esse “apagão de talentos” pode ter um impacto negativo no crescimento das empresas brasileiras, é preciso que essa área atue de maneira mais estratégica, procurando agir de maneira mais reativa e escolhendo seus profissionais com foco exclusivo no cargo que eventualmente ocuparão, minimizando assim poseis erros nos processos de seleção.
FALSO. Durante a seleção, as empresas devem escolher profissionais que estejam focados em aprender toda a dinâmica interna, de modo que eles tenham uma visão sistêmica da organização em que atua.
III) Esse cenário demonstra a necessidade dessa área atuar de acordo com os paradigmas mais modernos, adotando uma visão voltada para o presente e para o futuro, escolhendo os profissionais que apresentarão o melhor conjunto de conhecimentos, experiências e comportamentos que agregarão valor às estratégias estabelecidas pelas organizações, e preocupando-se com a retenção dos mesmos.
CERTO. O ideal é que essa área possa captar profissionais que tenham as seguintes competências definidoras do talento: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Lute e conquiste!
Resposta:
Apenas a III
Explicação: Esse cenário demonstra a necessidade dessa área atuar de acordo com os paradigmas mais modernos, adotando uma visão voltada para o presente e para o futuro, escolhendo os profissionais que apresentarão o melhor conjunto de conhecimentos, experiências e comportamentos que agregarão valor às estratégias estabelecidas pelas organizações, e preocupando-se com a retenção dos mesmos.