Gerenciamento de empresas familiares
Sabe-se que no Brasil ainda predominam as empresas familiares tradicionais, cuja cultura está fortemente baseada nos princípios do fundador e da própria família. Algumas dessas empresas estão tentando uma maior profissionalização na gestão, especialmente em função de aspectos sucessórios que complicam todo o processo. Nesse contexto, a Tecelagem Mineira, uma tradicional empresa familiar mineira com mais de 50 anos de atuação no mercado e que já está na 3ª geração, com vários conflitos sucessórios, lhe contratou para gerenciar esse processo de mudança de cultura.
Quais seriam seus primeiros passos para essa difícil missão?
Soluções para a tarefa
Os primeiros passos para essa difícil missão de reorganizar a Tecelagem Mineira seria verificar os conflitos, suas causas, além de conhecer o clima e a cultura organizacional da empresa e todos os seus processos gerenciais.
Depois seria preciso verificar sua missão, visão e valores e todo o pensamento e comportamento que existe na empresa, verificando se há congruência na empresa Tecelagem Mineira.
Abraços!
Resposta:
A mudança da cultura organizacional em empresas familiares é uma tarefa difícil. Antes de mudar, uma organização precisa ter muita clareza sobre o que não irá mudar, ou seja, seus princípios e valores básicos. Nesse sentido, é importante que o agente de mudança identifique aqueles elementos da cultura que devem ser preservados. Automaticamente, todos os outros pontos são passíveis de mudança. Daí, o agente deverá conseguir o apoio da alta administração e comunicar com eficácia os benefícios de uma gestão profissional para a própria família.
Explicação: