Geralmente esquecidos, os numerosos conflitos na África – incluindo República Centro Africana, Sudão do Sul, Somália, Nigéria e República Democrática do Congo – produziram juntos um deslocamento enorme forçado em 2014, numa escala um pouco menor que no Oriente Médio. No total, a África Subsaariana totalizou 3,7 milhões de refugiados e 11,4 milhões de deslocados internos – 4,5 milhões dos quais ocorridos em 2014. Os conflitos internos hoje são os grandes causadores do deslocamento da população Africana: cerca de 17% desse deslocamento origina-se no Congo, Sudão e a Nigéria. O maior índice particular para essa deterioração é o impacto do terrorismo, que avançou 20% em comparação a 2008, sendo registrado um aumento de 80% de 2015 a 2016, em que apenas 69 países não haviam reportado incidentes de cunho terrorista. Portanto, a continuidade desses conflitos fomentou índices alarmantes de deslocamento de pessoas, no contexto mundial, de acordo com os dados levantados pela ONU até 2014, conforme o gráfico abaixo.
Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2019. (adaptado).
Nesse sentido, as guerras são responsáveis pela configuração territorial de alguns países e pelo deslocamento de populações. Assim, faça relação entre o excerto e o gráfico acima, e considere a alternativa correta que corresponde ao contexto vivenciado por alguns países da África e o deslocamento de populações devido a conflitos armados.
Alternativas
Alternativa 1:
Os deslocamentos de pessoas na África ultrapassaram as migrações do Oriente Médio que estão direcionadas para a Europa. Isso é possível de ser constatado pelo rápido crescimento de deslocamentos após 2012, devido à exploração pela busca de diamantes no continente.
Alternativa 2:
O gráfico acima demonstra que existe uma transformação necessária de alguns espaços, como a África e o Oriente Médio, visto que os recursos naturais precisam ser explorados e para isso pessoas precisam sair dos seus locais de moradias para ceder espaços para o desenvolvimento econômico.
Alternativa 3:
O terrorismo é o maior fator de deslocamento das populações do continente africano. Em 2005, o registro foi de 37,5 milhões, estabilizando entre 2007 a 2011 e crescendo vertiginosamente em 2012. Sendo que a média do período analisado no gráfico é de 47,9 milhões de deslocamentos por ano.
Alternativa 4:
O gráfico demonstra que os países africanos são os que mais registram deslocamentos motivados por guerras, chegando a 59,5 milhões de pessoas migrando para outros espaços, situação que preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), visto que também é a região do mundo com mais pobreza.
Alternativa 5:
A África é um continente com muitos problemas de violências internas, isto é, existem muitos conflitos armados nos países africanos que impulsionam as pessoas a buscarem qualidade de vida em outros países. Entretanto, isso não é uma tendência apenas desses territórios, mas um fato também em outras nações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
ALTERNATIVA 5
Explicação:
PQ NA AFRICA É ONDE TEM OCORRIDO MAIS CONFLITOS E CONSEQUENTEMENTE MAIS REFUGIADOS.
Respondido por
1
Resposta:
4
Explicação:
Perguntas interessantes