“Geralmente a periodização da história da filosofia é feita a partir de uma correlação com os períodos da história: (i) filosofia antiga; (ii) filosofia medieval; (iii) filosofia moderna e (iv) filosofia contemporânea. Tradicionalmente, a Filosofia Antiga é dividida em três épocas: (1) período pré-socrático ou cosmológico, (2) período socrático ou antropológico e (3) período helenístico ou greco-romano. Estas três fases na história da filosofia antiga aconteceram, sobretudo, em Atenas e, depois, em Roma”.
FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. Pág. 28.
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o período da filosofia conhecido como “Pré-socrático”. Avalie as afirmações a seguir.
I – Alguns dos representantes desse período são: Heráclito e Parmênides
II – Período em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
III – O corrido entre o final do Século V até o final do Século IV a.C., cujas figuras principais são Sócrates e Platão.
IV – Período quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com o pensamento de Santo Agostinho.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II
Alternativa 2:
I e III
Alternativa 3:
II e IV
Alternativa 4:
I, II e III
Alternativa 5:
I, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 5: I, II e IV, APENAS
Explicação:
PÁG. DO LIVRO 28
Resposta:
alternativa 1: I e II, apenas.
Explicação:
I: VERDADEIRA (Neste sentido, os dois principais filósofos pré-socráticos são Heráclito e Parmênides.)
II: VERDADEIRA (o período pré-socrático ou cosmológico, em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza)
III: FALSA (o período socrático ou antropológico, ocorrido entre o final do Século V até o final do Século IV a.C., cujas figuras principais são Sócrates, Platão e Aristóteles)
iv: FALSA (O período helenístico ou greco-romano, entre o final do Século III a. C até o Século II d. C, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com o pensamento de Santo Agostinho.)